quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Património de Felgueiras: Histórica Casa de Santa Ovaia


Felgueiras, a sede do concelho, sendo uma antiga vila e atualmente cidade com história, provindo de eras antigas a perder-se nas brumas dessa mesma história, não tem contudo muitas réstias visíveis de tal antiguidade. Nem tem havido preservação do pouco que foi resistindo ao longo dos tempos. Um desses casos, entre alguns outros felizmente ainda existentes, era uma casa histórica, que até deu nome ao lugar envolvente, bem como posteriormente a diversos prédios e até estabelecimentos, como ponto toponímico, com o que resta da sua memória. Tal o caso da Casa de Santa Ovaia. Casa da felgueirense família Leal Faria e também com muita história, a casa e a própria arvore de costado familiar. 

Mansão, aquela, que ficou ligada ao antigo Conde de Felgueiras (como o autor destas linhas ouviu da boca do senhor Teófilo Leal de Faria, um grande felgueirense e bom bairrista que ficou com nome associado a diversas boas ações tidas para com Felgueiras e felgueirenses). Mais tarde pertencente à família Bacelares Vasconcelos, etc. E, entretanto, habitação que era e foi da família Leal Faria que durantre muitos anos teve grande protagonismo no quotidiano da mesma urbe e do próprio concelho.

Agora não valerá alongar muito esta memória, depois que, como Camões poetou, Inês é morta...

Dessa histórica casa solarenga juntamos uma foto, para constar.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Teófilo Leal Faria, excelente pessoa e meu padrinho. Aprendi imenso com ele. Saudades... A casa era uma maravilha...

    ResponderExcluir
  2. Lamentável os governantes terem deixado ir abaixo uma casa dessas e os novos propietários não terem mantido as linhas históricas. Felgueiras tem gente com muitas culpas na perca de antiguidades.

    ResponderExcluir