Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 27 de junho de 2020

Efemeride do aniversário de minha Mãe



Nesta data, de há 105 anos, nasceu minha Mãe. A 27 de junho de 1915. A quem foi dado o nome de Matilde, o nome de sua madrinha também. Ficando depois no registo civil com o sobrenome do pai, da Costa, como era uso na época apenas o do lado paterno.


Faz hoje então 105 anos que nasceu quem me deu vida, quem me gerou e me trouxe ao mundo. Nascida que foi então no lugar de Janarde e depois me teve, há já quase 66 anos, na (ao tempo) povoação da Longra, da freguesia de Rande e concelho de Felgueiras.


– Tinha olhos castanhos, de encantos tamanhos...!

Nesta data em que meus pensamentos sobem ao infinito e se estendem como sempre pelo universo celestial, recordo o seu nascimento com imagem do livrete de identidade, como era na época o Bilhete de Identidade. Documento esse, no caso, passado aquando do casamento. Mais uma certidão passada por esses anos, conforme atesta a data respetiva, junto com um documento mais recente contendo a assinatura pessoal.


Hoje fazia anos a minha Mãe. Faz anos que nasceu. Sendo assim a efemeride da passagem da data do seu aniversário. Nascida a 27 de junho de 1915 e falecida a 15 de janeiro de 1988.

Mãe há só uma e a minha está sempre no meu coração!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Um comentário:

  1. Mãe, só uma nos dá a luz da vida. Por isso nunca se apaga sua lembrança enquanto vivermos. Belo registro este seu. Abraço

    ResponderExcluir