Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Páscoa Virtual de 2020 - em casa e família


Neste tempo de medidas de restrição, com o confinamento geral da população na tentativa de não propagação do malvado vírus que atormenta a nossa atualidade, a Páscoa é também diferente. Mas não uma quadra com coelhinhos de chocolates com máscaras, em alusão aos dias de pandemia devido ao coronavírus, que vivemos. Ainda que forçosamente muitas tradições que são comuns sofrerão interrupção por este ano, embora podendo fazer-se algumas adaptações.

Assim sendo, aproveitando o facto de ter chegado aqui à caixa de correio cá de casa uma pagela de oferta do Pároco Padre Manuel Ferreira, no sentido (como ele entretanto difundiu na sua página do facebook) de dirigir uma mensagem aos paroquianos, no dia do sacerdócio, como é a quinta-feira santa da instituição da Eucaristia na última Ceia de Cristo, fazemos aqui também um exercício de convívio virtual.


Ora, assim com a referida missiva pascal, ao abrirmos a portada da caixa de correio em plena sexta-feira santa, recebeu-se em casa a pagela da Páscoa de 2020 que seria entregue no domingo de Pácoa aquando da visita pascal do tradicional Compasso, que este ano não será possível acontecer. Simbólica estampa essa, com impressão de alusiva imagem e oração respetiva, a representar como que uma visita virtual desejando que fiquemos bem em nossas casas com Cristo Ressuscitado.

Pois então, como este ano também não será possível a habitual reunião de família, ocasião de nos podermos estreitar em convívio sentimental, metendo aqui em casa e em muitas famílias alguns momentos mais ternos como as tradicionais brincadeiras familiares de avós, pais, filhos e netos a andar na caça aos ovos e coelhinhos de Páscoa… juntamos imagens da tradição de família cá de casa  (da sinalética que se costuma colocar nas árvores do jardim doméstico) entremeadas entre pagelas distribuídas ao longo dos anos do século XXI  em Rande (ainda na última parte da paroquialidade do Padre Abílio e desde a chegada do Padre Manuel), em junção recordatória e reunião de afetos.  


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário