Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 12 de março de 2018

Apontamento de fragmentos…


Sem ser só, mas também, por estar em voga certos factos de plágios e outros que tais “copianços” (não contando ao caso se intencionais ou não), calha aqui e agora recuperar algo de memória dum caso menos importante, obviamente. Apenas relembrado como mera curiosidade, contudo também de reposição real. De foro particular, realmente verídico.

Ora, aqui há uns anos num livro sobre o concelho de Felgueiras (“Felgueiras Tradição com futuro…”), publicado em 1996 por uma editora da região do Vale do Sousa, com apoio patrocinador de firmas de comércio e indústria felgueirenses e até do Município de Felgueiras, ao tempo, foi transcrito um excerto dum trabalho escrito pelo autor deste blogue, entre material cedido graciosamente para o efeito, do original então ainda datilografado que no ano seguinte também teve edição pública. Anos depois, algumas passagens desse original apareceram numa publicação sem indicação da autoria. E mais tarde, idem aspas, noutro sítio público.

Visto isso, coloca-se aqui um desses apontamentos, em fragmentos, conforme teve publicação devidamente creditada no referido livro, apenas por “mor das coisas” – antes que ainda apareça alguém a querer dizer que houve plágio de quem escreveu isso antes, de tudo o resto surgido a público depois…


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário