Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Misericórdia do Unhão-Felgueiras em reunião com o Bispo do Porto no Paço Episcopal para reflexão sobre o trabalho nas Misericórdias.

 

Na passada terça-feira, 20 de janeiro, decorreu na cidade da Virgem uma reunião do Bispo do Porto com representantes das Misericórdias da Diocese Portucalense. Em cuja reunião, que decorreu no Paço Episcopal do Porto, a Misericórdia de Nossa Senhora do Rosário do Unhão esteve representada pelo seu atual Provedor, sr. Amadeu Faria, a convite de Sua Excelência Reverendíssima o sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda. Tendo o Bispo Diocesano estado acompanhado por D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto, que fez uma reflexão sobre o compromisso da Igreja, e também das Misericórdias, com os pobres e os mais frágeis, incidindo na primeira Exortação Apostólica do Pontificado do Papa Leão XIV.

Uma ocorrência que se assinala, pelo interesse que motiva tudo o que representa a nossa região. 

A Misericórdia do Unhão está devidamente historiada no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997. Assim como as obras que deram o aspeto atual à casa estão também referidas no livro “Luís Gonçalves: Amanuense-Engenheiro da Casa das Torres”, publicado em 2014 - tendo o mesmo sr. Luís Gonçalves da Longra sido também, em 1915, o autor do projeto da remodelação do edifício do então hospital que, anos depois, passou a albergar também as Irmãs de Caridade (para volvidos anos ter passado a convento das mesmas irmãs da Ordem Vicentina e estabelecimento de ensino, até atualmente ser um Externato), como se sabe.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário