Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Decoração caseira dum "Halloween" à maneira antiga...

 

Decoração caseira, alusiva à tradicional recriação com botefas (abóboras)… à maneira antiga.

Conforme tradições regionais, como se pode recordar (clicando em)

 http://longrahistorico.blogspot.com/2015/11/desfolhadas-e-culto-dos-mortos-nas.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Quadra dos Santos - Dias de Todos os Santos e Fieis Defuntos: Informações de horários de missas e seguintes romagens aos cemitérios de Rande e Sernande

Estando-se na época dos “Santos”, como é conhecida a quadra também popularmente referida por "Finados”, sendo este um tempo de romagem à terra, de muita gente para visita aos “campos santos” em que jazem familiares e outros entes queridos, interessará prestar informação sobre as cerimónias alusivas que se realizarão aqui na nossa região. Costumando ser quase sempre no dia 1 de novembro, por ser dia feriado, juntando o Dia de Todos os Santos com o Dia dos Fieis Defuntos. Mas este ano como o feriado calha ao sábado e há também o seguinte dia a coincidir com o domingo, as romagens aos cemitérios de Rande e Sernande serão então distribuídas por esses dois dias 1 e 2 de novembro (em Serrnande dia 1 e em Rande dia 2). Podendo assim haver mais tempo para os paroquianos e visitantes de Sernande e Rande, visto que uns e outros têm alguém dos seus nos cemitérios de ambas as paróquias vizinhas. Sucedendo ainda que este ano podem assim ser comemorados os dias das respetivas solenidades. Como consta dos “avisos” do serviço informativo paroquial, sobre as paróquias a cargo do Padre Manuel Ferreira (além de Rande e Sernande, também Idães e Revinhade) - cuja informação respetiva aqui se partilha, para os leitores deste espaço de memorização local.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

De vez em quando… Entre pessoas populares e figuras públicas de outras eras: Lembrança do “senhor Amorim do Correio”.

Havia ideia de não retomar aqui os temas de homenagens a figuras públicas de tempos idos, por normalmente se ter de indicar apelidos deveras familiares, com que as pessoas eram e ainda são por vezes mais conhecidas. Mas, por entretanto ter havido ecos de amigos a incentivar a continuação, em princípio haverá alguma continuidade, mas mais sobre pessoas cujos apelidos populares, vulgo alcunhas, possam ser de mais fácil tratamento. De modo a não haver constrangimentos. Como desta feita, em que o homenageado era conhecido por um tratamento derivado de sua função.

Então desta vez, vem à lembrança fazer aqui uma evocação de alguém que foi conhecido da vida pública da Longra, sendo até conhecido pelo seu desempenho na repartição em que esteve durante uns bons anos: o senhor “Amorim do Correio”. Como foi Chefe de Estação do Correio da Longra, no concelho de Felgueiras (Estação com carimbo do correio de LONGRA-DOURO I). 

Ora o senhor Manuel Amorim foi mesmo figura pública e deveras apreciado, como Chefe da Estação CTT dos Correios, Telégrafo e Telefones da Longra. Em que esteve desde algures dos anos sessentas. Dando continuidade à boa dotação do Correio que na Longra começou em 1911 e teve instalação oficial a partir de 1914. Cuja repartição da Estação do Correio era um local de convívio autêntico, para lá do serviço normal, servindo para conversas de amigos e conhecidos. E aí o senhor Amorim era um bom conversador e pessoa de muitos amigos. Juntando a isso ainda outra função conterrânea, como foi na área paroquial no exercício de membro da Comissão de Obras da Paróquia e cumulativamente de presidente da Comissão Fabriqueira da Paróquia de S. Tiago de Rande, de 1985 a 1992. Num tempo em que se fizeram boas obras, a pontos de mais tarde, quando aconteceram certas mutilações na igreja, se ouvir na voz popular que se fosse no tempo do senhor Amorim aquilo não seria assim.

Antes ainda, o senhor Manuel de Carvalho Amorim viera para a Longra para chefiar a histórica Estação do Correio e ficou a residir na mesma então povoação, onde criou sua família e os filhos cresceram. Juntando a isso mais o seu coração humano, que o levou até a criar um jovem vizinho da família e que na família se fez homem, também. Sendo a vivência dentro do correio naturalmente que mais o tornara conhecido, nesse local de serviços públicos. Cujo mister é escusado descrever, por tudo estar devidamente anotado na narrativa da respetiva referência historiadora no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”. Sendo depois do senhor Amorim se ter aposentado e consequentemente ter mudado de residência, depois de ter sido substituído, que o Correio da Longra perdeu seu antigo e histórico estatuto e deixou de estar sediado, inclusive, na casa em que esteve tantos anos, quando o Executivo da Junta de Freguesia de Rande desse tempo não conseguiu melhor que apenas ficar com um Posto de Correio no edifício-sede da mesma Junta, após as transformações ocorridas depois dos Correios de Portugal terem sido privatizados e a nível municipal não ter havido defesa desse bem público na Longra.

É pois da mais elementar justiça lembrar o senhor Amorim do Correio – como ele mesmo gostava de se apresentar e era referido. Como foi, por exemplo, no Anuário Nacional, uma publicação que ao tempo registava anualmente os dados históricos das terras mais salientes, incluindo referências de figuras públicas e enumeração identificada de responsáveis de serviços. Sendo que o senhor Manuel Amorim foi figura pública e é um personagem popular de constante recordação.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

De vez em quando… Um livro ou publicação de temas felgueirenses: “História da USAF Universidade Sénior e do Autodidata de Felgueiras”, de Amélia Noronha, editado em 2011.

 

O título sintetiza esse trabalho, feito pela D. Maria Amélia Noronha e chegado a público em 2011, numa espécie de diário historiador e sumário das atividades da USAF, popularmente mais conhecida por Universidade Sénior de Felgueiras. Uma obra que, segundo penso, foi dirigida aos seus colegas/alunos desse tempo da referida organização cultural, visto não ter chegado a ser do conhecimento de muita gente. Mas que, apesar disso, chegou anos depois às mãos aqui do autor destas anotações, por oferta de um amigo. Sendo um trabalho desenvolvido a historiar os primeiros anos da mesma Universidade Sénior, numa narrativa da lavra da histórica professora do ensino primário que desde os anos 50 mais tempo lecionou na Escola da Longra, a D. Maria Amélia Noronha, esposa do senhor Luís Sousa da IMO.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 19 de outubro de 2025

(Próximo) Almoço-convívio comemorativo dos 25 anos do Padre Manuel Ferreira em Rande e Sernande

 

Aproximando-se a celebração das Bodas de Prata da Paroquialidade do Padre Manuel Joaquim da Costa Ferreira em Rande e Sernande, está em organização um almoço de convívio comemorativo, do qual se partilha a imagem do respetivo cartaz de anúncio, com e em apreço. Com indicações alusivas, incluindo prazos de inscrição e pessoas responsáveis, para os contactos precisos.

Sendo esta uma efeméride assinalável, ilustra-se a pertinência de mais esse momento histórico com imagens alusivas de recordação pessoal do dia da chegada do Padre Manuel.


E a propósito, recorda-se também uma outra comemoração, essa acontecida aquando da comemoração dos primeiros 10 anos do Padre Manuel em Rande e Sernande – clicando em

http://longrahistorico.blogspot.com/2024/01/a-proposito-dos-23-anos-de-paroco-do.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

511 anos do Foral de Felgueiras: Documento régio outorgado por D. Manuel I em 1514

Passa agora em 2025, nesta data de 15 de outubro, a efeméride da atribuição do Foral de Felgueiras, passado pelo rei Dom Manuel Primeiro em 1514 às terras da então circunscrição administrativa de Felgueiras  ainda sem ser concelho completo, mas um dos Alfozes da região. Sabendo-se que também, ao tempo, por exemplo, existia o Julgado do Unhão, que seguidamente teve Foral em 1515 e entretanto também foi concelho durante algum tempo. Entre outras peripécias históricas da evolução político-administrativa do que é atualmente o concelho de Felgueiras.

Anota-se assim a data e sua significância. Cuja lembrança em anos anteriores já teve neste blogue outras remembranças. Como se pode rever, clicando em

http://longrahistorico.blogspot.com/search?q=foral+de+felgueiras

Armando Pinto

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

A propósito das Autárquicas/2025: Vislumbre memorando por candidaturas das eleições ao longo dos tempos em Rande e na atual união de freguesias

Com a atualidade das Eleições Autárquicas no ar, calha a propósito dar uma vista de olhos pelas candidaturas que concorreram antigamente na freguesia de Rande e na continuidade também pelos últimos anos da malfadada união de freguesias ainda vigente. Sendo as anteriores, aqui expostas e recordadas, naturalmente respeitantes a Rande, por ser a freguesia do eleitor e munícipe que é o autor destas lembranças. Conforme foi possível ter e guardar, como estão em arquivo pessoal todas essas "papeladas" e outras, incluindo manifestos também para a Câmara e Assembleia Municipal. Contudo, apenas para aqui ficam fotografadas e mostradas as publicidades respeitantes às candidaturas às Juntas e Assembleias de Freguesia, para não alongar a vista. E também só das que houve acesso, ou seja as das listas das quais foram recebidos os chamados prospetos. (Tal como este ano, por exemplo, ainda nem todos aqui chegaram às mãos do autor.) 

O arquivamento destas publicações de tempos idos, a juntar às do tempo corrente, são interessantes por quanto se pode relembrar, através de tal material histórico. Além das curiosidades de se poder rever as promessas feitas e o que ficou por cumprir pelas Juntas das listas vencedoras respetivas. Então se fosse a inumerar o muito que ficou só no papel, ao longo dos muitos anos... das eleições livres!

Eis aqui uma vistoria de memorização, em jeito de filme fotografico, pelas capas, primeiras páginas e rostos dos manifestos eleitorais.




























Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))