Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 21 de março de 2025

Recordando… De vez em quando: A inauguração do edifício dos Paços do Concelho de Felgueiras – em 1958. E visita do Presidente da Nação no ano seguinte…

Foi em Junho de 1958. No dia 1 do mês dos Santos Populares, que em Felgueiras é tempo da festa do concelho, com a festividade do São Pedro a 29. E então, em 1958, estava-se em tempo de campanha para a eleição presidencial do Chefe da Nação, como ao tempo se chamava ao lugar supremo do país, do agora Presidente da República. E estava na berra, das atenções, a campanha que questionava a ditadura do Estado Novo, com a candidatura de Humberto Delgado do lado da oposição e de Américo Tomás do lado do Estado governamental, pelo então chamado Partido da União Nacional (partido único, nesse tempo, e apenas de nome). Estando então para vir a Felgueiras inaugurar o edifício novo da Câmara Municipal alguém de relevo político. Contudo o Presidente cessante, Craveiro Lopes, caíra nas fracas graças do Chefe do Governo, Salazar. E Américo Tomás era ainda só candidato, pois as eleições realizaram-se a 8 de junho. Assim sendo, foi o então Ministro das Obras Públicas, Eng.º Arantes de Oliveira, que se deslocou desde Lisboa até Felgueiras para proceder oficial e solenemente à inauguração da nova Domus Municipal felgueirense. Era ao tempo Presidente do Município o Dr. José de Castro Leal de Faria. 

Em vista disso, Américo Tomás veio à Câmara de Felgueiras passado um ano, tendo vindo em visita oficial a Felgueiras por ocasião do feriado municipal da festa concelhia do São Pedro, em 1959.

~~~ *** ~~~

Então, em 1959, passado um ano da inauguração do edifício novo dos Paços do Concelho de Felgueiras, aconteceu a visita do Presidente Almirante Américo Tomás a Felgueiras. Dia de festa na vila de Felgueiras, ao tempo, a que acorreu muito povo e foram requeridas presenças de agrupamentos tendentes a abrilhantar o ato. Na ocasião, havendo sido formado na então povoação da Longra um dos episódicos agrupamentos que anualmente iam ao cortejo das Flores da festa concelhia do S. Pedro e atuavam na festa do S. João da Longra, foi esse mesmo agrupamento representar o concelho na vertente tradicional. Assim, entre a guarda de honra destinada a fazer a receção ao alto dignatário da Nação lá estava esse grupo do antigo Rancho Folclórico da Longra e os Bombeiros Voluntários de Felgueiras. Como regista à posteridade a foto histórica, que se dá à estampa, captada ainda durante a espera à chegada do então representante oficial da Pátria, estando todos já em formatura em frente ao edifício da Câmara Municipal – em imagem panorâmica do ambiente que se vivia diante do edifício municipal e numa imagem recortada de maior pormenor, perante pessoal trajado e fardado… e outros com fatos domingueiros, mais individualidades a preceito, também.


Deu-se depois a receção oficial, à chegada do então Presidente Américo Tomás, recebido com flores e acompanhado por entidades oficiais e povo. Era ao tempo Presidente do Município o Dr. António Leal de Faria e Vice-presidente o Prof. Francisco José de Assis e Freitas.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))  

Nenhum comentário:

Postar um comentário