Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Artigo sobre o Penedo de S. Gonçalo-Felgueiras – na revista “Oppidum” de Lousada

Oppidum – Revista de Arqueologia, História e Património, da Câmara Municipal de Lousada, é uma publicação digna dos maiores elogios pela sua forte vocação histórico-cultural e natureza de defesa da identidade da região banhada pelas águas que vão afluindo pelo rio Sousa, embora naturalmente com maior extensão de temas sobre o concelho de Lousada, naturalmente. Mas sem esquecer os concelhos vizinhos, sempre que possível. Algo que deve servir de exemplo para outros Municípios, quão é interessante e importante haver e fazer “coisas” assim do género, na salvaguarda da identidade coletiva.

Ora essa revista, de formato de livro com ótimo aspeto gráfico e em edições anuais, além de alguns números especiais, indo já no 16.º ano de publicação, incluiu em sua recente edição normal nº 14 um artigo dedicado ao chamado Penedo das pegadas de S. Gonçalo, existente em terras de Felgueiras, na fronteira das freguesias de Sernande e Varziela (“O Penedo de S. Gonçalo e a arte rupestre no concelho de Felgueiras”), num bem elaborado trabalho do Dr. José Ribeiro, arqueólogo, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras e Mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho (em co-autoria com o Dr. Renato Henriques, do Instituto de Ciências da Terra-Polo da Universidade do Minho; Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da mesma Universidade do Minho). Cujo texto se alonga desde a página 6 à 25, como entrada a tantos e bons motes explanados ao longo das 260 páginas da Oppidum.

Saudando-se esta expressiva revista, regista-se aqui a publicação em apreço, servindo como ilustração imagens da capa e de algumas páginas do mesmo artigo, em modo de captação fotográfica, por motivos óbvios.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário