Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 30 de julho de 2018

«Autarcas querem linha de comboio entre Valongo e Felgueiras»: Boa notícia, de esperançoso anseio – conforme informação do JN


Porque algum dia haverá algo que traga maior justiça às terras de região do antigo vale do Sousa, com reposição de valências que têm faltado ao longo de muitos anos e mesmo a passar de um século, enquanto há muito que é saudosamente lembrado o antigo comboio que passou na zona sousã, é com surpresa e expetativa que chega notícia relacionada através do Jornal de Notícias. Dando conta do início do processo com vista à possibilidade de poder ser criada uma linha de comboio a ligar o interior do distrito do Porto, como os autarcas das Câmaras Municipais desta área distrital têm boa ideia de tentar conseguir materializar.

Ora, aquando da campanha eleitoral das recentes eleições autárquicas, o então candidato do movimento felgueirense “Sim Acredita” fez menção do caso, como aspiração. E quando Nuno Fonseca fez promessa disso no comício realizado na Longra ficou a pairar no ar se era a sério ou não, incluindo certas dúvidas de que tal assunto não passasse de mais uma promessa eleitoral, como tantas do passado. Vindo à lembrança como durante anos, pelos anos oitentas do século XX, ficou prometida uma escola secundária para a Longra, mais tarde desviada para outras localidades, e mesmo uma praia fluvial também na Longra que durante anos deu para os mais variados quadrantes humorísticos, perante os esquecimentos que se seguiram. Tal como em Felgueiras houve promessas ilustradas com maquete e tudo sobre a construção do escadório de Santa Quitéria, tratando-se dum projetado escadario a ligar a cidade de Felgueiras ao santuário da Santa (até ao cimo da última capela dos passos de Santa Quitéria), ao género do Bom Jesus e Sameiro de Braga, por exemplo. Tanto que, posteriormente, no cortejo do Carnaval da Longra, organizado no âmbito da união de freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, apareceu um carro alegórico com glosa sobre o tema do comboio (em figurado, na associação do comboio que passara antes, inaugurado em 1914, e o que fora prometido na campanha ainda recente).


Só que, no caso da linha férrea em equação, afinal parece que o comboio pode ter mesmo possibilidades de andar. O que seria ótimo e com anos de atraso era a melhor maneira de comemorar a preceito o centenário do comboio que entre 1914 a 1926 passou em terras de Felgueiras, com estações na então povoação da Longra e nas ao tempo vilas de Felgueiras e Lixa. (Embora, depois do comboio ter deixado de andar, a linha ainda se tivesse mantido durante mais alguns anos na estrada, tendo o desaparecimento sido consumado mais tarde, com o levantamento dos trilhos a ter acontecido em 1930 na Longra e decorrido até 1931 à Lixa.)

Será possível que o governo português, desta feita, com aprovação das entidades competentes, veja a justeza desta necessidade e a linha possa avançar? Ou não passará de mais do mesmo, sabendo-se como o Norte do País é desprezado nos centros de decisão, em Lisboa, e nos círculos políticos o interior do distrito do Porto é sistematicamente esquecido?! Como S. Tomé, há que ver para crer (que querer, queremos nós). Mas algum dia será dia de também por estes lados haver qualquer coisa, como se diz popularmente.

Enquanto isso, para já é de aplaudir aqui e agora essa promessa, feita pelo então candidato e atual Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, por já estar a passar de promessa, em vias de poder ser planeada com peso e medida.


Regista-se pois o facto, com relevo pela importância que detém. Valorizando também a notícia escrita no JN (assinada pelo jornalista Roberto Bessa Moreira), que recortamos para guardar, e, com a devida vénia, para efeito público de interesse conterrâneo transpomos para este espaço.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens digitalizadas, para ampliar )))

Um comentário:


  1. Quem dera que venha. Nada é impossível e pode depender só de haver quem pense, tente e faça. Era uma mais valia enormíssima. A estação de Caíde está muito longe de nós e enquanto se vai de Felgueiras até lá quase que se chega a meio da ligação ao Porto por auto-estradas. Porque o Porto queira-se ou não é onde mais gente de cá vai e os produtos são mais escoados pela zona do Porto, Matosinhos e Pedras Rubras. Aliás Felgueiras é do distrito do Porto e apesar de Guimarães estar mais perto não há grandes afinidades e fora a auto- estrada agora, a estrada nacional antiga com muitas curvas sempre foi um obstáculo. Amarante está igualmente longe, Penafiel igual e são com muitas diferenças de nós. Repare-se que o Porto é a cidade mais turística, e o Vale do Sousa da parte que será do comboio tem Paços a capital dos móveis, Lousada como concelho de mais juventude, e Felgueiras maior nos sapatos e pão de ló. Só temos a ganhar com maior união e a puxar todos para o mesmo lado. Mais Felgueiras tem de passar a estar mais junto de tudo o que é metrópole do distrito, para não ficar a ser nem carne nem peixe. Pode haver quem não pense assim, porque em Felgueiras os simpatizantes da oposição nunca gostam do que os do poder fazem, e vice versa quando outros lá estão. Mas era bom que fosse possível. Pode demorar anos, mas que venha e não aconteça como os exemplos apontados e outros mais.

    ResponderExcluir