Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Presépio Caseiro...


Já se ouvem cantos no céu,
São os Anjos a rezar;
Rezemos também com eles
De mãos postas a cantar.

Assim expressa um cântico litúrgico, por sinal da autoria do felgueirense Padre Luís Rodrigues, natural de Rande e que se elevou no sacerdócio desde o altar da igreja da Lapa, no Porto, onde foi reitor e empreendedor de grande  apostolado pela palavra e pela música.


Continua a mensagem, nesse canto de apoteose cerimonial natalícia, de final da missa da noite e do raiar da manhã de Natal, a dizer mais... na composição do “Padre Luís da Lapa”. Condizendo no simbolismo do templo que tornou local de música litúrgica, sabendo-se que Lapa é sítio de natividade, por execelência…

Vamos ao presépio,
Vamos a Belém:
Louvar o Menino
Que salvar-nos vem.
(…)

Como que ecoando aos ouvidos esse rumo harmonioso, na antevisão da estrela de Natal, já paira nos pensamentos o encanto natalício, através de símbolos e tradições que nos lembram o fascínio pela quadra da chamada festa da família. Havendo normalmente nas casas tradicionais alguma “coisa” própria da época, como por exemplo o presépio tradicional e a acompanhante árvore decorativa.


Assim já está o presépio habitual do autor destas linhas, feito na natural edificação caseira. Como ao longo dos anos sempre foi, antes para os filhos e agora para os netos, especialmente, para o Natal de família. 

…Vamos ao presépio,
vamos a Belém:
louvar o Menino
que salvar-nos vem.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário