sábado, 5 de janeiro de 2013

Recordando Pessoas de Rande-Felgueiras: Padre Joaquim Sampaio (1924 – 1993)…


A memória histórica, como fiel perseverança do passado, não deve ser considerada apenas na perspetiva ultrapassada de acontecimentos e ausência verificada de personagens, mas sim no fator de coesão social, num aspeto de participação na vida comunitária permanente. 

Nesse sentido, recordamos desta vez mais uma das Pessoas da nossa região, o já saudoso Padre Joaquim Sampaio. Sacerdote natural de Rande e que, depois de uma vida inteira dedicada à Igreja e à Diocese Portucalense, jubilado de seu múnus paroquial exercido em terras da área do distrito do Porto, veio a radicar-se por fim na terra natal até falecer, também em Rande, no concelho de Felgueiras…


Sem necessidade de grandes apresentações, em virtude de ainda estar na retina memorial de seus conterrâneos mais afeitos às loas históricas e sensações espirituais, o Padre Joaquim permanece na memória coletiva como individualidade de relevo, sendo naturalmente um dos ilustres Filhos de Rande, onde nasceu a 13 de Agosto de 1924. Aqui, também, o mesmo sr. P.e Joaquim Luís de Sousa Sampaio (após ordenação na Sé do Porto a 3 de Agosto) celebrou Missa Nova na igreja paroquial de S. Tiago de Rande a 10 de Agosto de 1952 e, por fim, ficou sepultado no cemitério paroquial, tendo falecido em Rande a 8 de Dezembro de 1993. 

Em memória desse percurso que percorreu ao serviço do bem comum, recordamos através de imagens alguns dos seus momentos marcantes, desde fotografia do repasto da boda do dia de sua Missa Nova, até ao “santinho” (frente e verso da pagela) respeitante à sua ordenação e celebração da 1ª Missa, mais a estampa (de quatro páginas) distribuída aquando do falecimento. 

In Memoriam.


Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««

3 comentários:

  1. Joaquim Luís Mendes Gomes6 de janeiro de 2013 18:40

    Foi um padre simples, modesto e impecável. Honrou os filhos de Rande. Paz à sua alma e aos seus Benfeitores da casa da Torre de Rande, Coronel Serafim de Morais e muito distinta esposa, Senhora Dona Maria Helena . A quem muito devo....

    ResponderExcluir
  2. Relativamente a algumas mensagens particulares, posso adiantar que da fotografia da mesa (almoço festivo) reconheço, a partir da esquerda: Sr. António Gonçalves, da Longra, D. Maria das Dores Sarmento Pimentel (senhora da Casa da Torre), Padre João Ferreira da Silva (pároco de Rande), Coronel Serafim de Morais e esposa D. Helena S. Pimentel, P.e Joaquim Sampaio e seus pais (depois não conheço ninguém, havendo alguns padres, por exemplo, até que por fim), e, à direita, está a D. Aninhas (esposa do sr. Gonçalves e irmã do P.e João F. Silva).

    ResponderExcluir
  3. ... pais do sr. P.e Sampaio: sr. Manuel e srª Camilinha!

    ResponderExcluir