sexta-feira, 10 de agosto de 2012

História do Futebol de Felgueiras, na calha do aprovado nome do clube – F C Felgueiras 1932!


Segundo novidade transmitida pelo blogue "Notícias CA Felgueiras", o C. A. Felgueiras (até agora Clube Académico de Felgueiras) muda de denominação social para "FC Felgueiras 1932". Que é como quem diz, na verdade, Futebol Clube de Felgueiras, desde 1932. Facto decidido em Assembleia Geral de sócios, felizmente. 

Não sabendo mais pormenores relativos (no momento em que escrevemos, ou seja, na noite de quinta para sexta-feira), estamos de acordo com o nome. Uma boa notícia, afinal, para quem gosta de Felgueiras, sem comprometimentos particulares mas apenas interesse coletivo, porque assim será uma boa maneira de fazer a ligação do histórico ao atual clube representativo do nome Felgueiras. Parabéns a quem teve a iniciativa e a quem aprovou. 

Gostei e gosto. Aprovo completamente como Felgueirense e Felgueirista! 

Na pertinência desta atualização, aproveita-se aqui a oportunidade para recordar do livro sobre a História do futebol de Felgueiras, escrito pelo autor destas linhas, precisamente duas das páginas referentes à fundação original do genuíno Futebol Clube de Felgueiras. Cuja data, no caso, serviu para colocar no nome que passa a vigorar, acrescentando o ano da criação do antigo e histórico clube. 

Fica então para a história esta Assembleia Geral realizada na quinta-feira dia 9 de Agosto de 2012 – data que anotamos e fixamos para constar, de molde a merecer perpetuação em futura atualização da história do futebol felgueirense. Algo que, com as novas condições criadas pela Câmara Municipal, perante o arrelvamento reposto, no campo de jogo do Estádio Dr. Machado Matos, na presidência municipal de Inácio Ribeiro, sendo Eduardo Teixeira o Vereador do Pelouro do Desporto; e agora, mais, a atual denominação, quando o clube atingiu de novo o plano nacional ao ter ascendido à 3ª Divisão Nacional, merece ter atualização em letra de forma…! 

Eis aí duas páginas, em imagens digitalizadas, referentes ao tema em apreço… Respigadas entre as 110 páginas que compõem o pequeno volume, então possível. Sob título “Futebol de Felgueiras – Nas Fintas do Tempo 1932/2007", publicado pelo autor, já vão uns anos passados, entretanto, em 2007.



Armando Pinto 

===» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «===


3 comentários:

  1. Armando, então é assim, mudam de nome como quem muda de camisa?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Viva amigo Vila Pouca.
    A ideia está certa, pois é para não se perderem os laços. Havendo assim como que um elo umbilical. Pois os adeptos mais conservadores não se reviam no novo clube e os novos estavam a perder a memória do antigo. Tal qual vários exemplos existentes, como na Alemanha há muito que há o Hannover 96, e em Portugal o Salgueiros 08, o Marco não sei quantos (esquece-me agora o número do ano), etc. Sabendo-se que o atual clube de Felgueiras teve de começar por baixo, desde a 2ª divisão distrital, após ter sido extinto. E há diversas razões, justificáveis... Agora o importante será que tenha sido aprendida a lição e não se cometam erros do passado. Aliás vão ser muitos mais os casos, por o futebol português viver muito acima das posses. Aliás, sendo esta terra um concelho de implantação do fabrico de calçado, terá nisto também cabimento aquela máxima de não se subir além da chinela, quando não se pode...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sócio Felgueirense11 de agosto de 2012 14:50

    Decisão aprovada por unanimidade dos sócios presentes!

    ResponderExcluir