Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memória do antigo “Sport Club da Longra” na revista histórico-desportiva de Lisboa “Stadium”


Confirmando antigas existências, das que pouca gente se lembrava e sabe ainda, mas foram devidamente historiadas no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, mais uma comprovação chega a nossos olhos passados muitos anos. Tal o caso de um destes dias, ao pesquisar determinada curiosidade, (o autor destas linhas) ter descoberto que também numa revista de Lisboa dos anos quarentas aparece referência a uma antiga coletividade da região sul de Felgueiras, mais propriamente a um dos antigos clubes de basquetebol que existiram na Longra.


Com efeito, no número de 18 de Julho de 1945, da revista Stadium, aparece uma foto e ao lado a respetiva legenda, do Sport Club da Longra, “equipa de «basketball», como é referida em grafia do tempo, na forma inglesada dos primórdios do desporto.


Ora, o Sport Club da Longra, fundado em 1941 (como está registado no referido livro da história da região, Memorial Histórico…), existia então e resistia pujante desde aí até pelo menos 1945, ano em que teve uma foto publicada na revista de Desportos Stadium, em sua página “Stadium na Província” – conforme se transpõe para aqui a respetiva página inteira, mais a própria 1ª página da mesma publicação; e, pormenorizando, também em recortes que se juntam. Reconhecemos (identificando) facilmente, em cima o primeiro e o terceiro a partir da esquerda, respetivamente Adriano Castro e Luís de Sousa Gonçalves; e em baixo à direita, o jovem desse tempo António Dâmaso (mais conhecido depois por sr. Damas).


Não será necessário arriscar muito um palpite quanto à possível autoria e procedência do envio dessa foto, para Lisboa, sabendo que desse tempo a referência que ficou na memória foi da pessoa de Adriano Castro, entusiasta local de quase tudo o que se fazia por estes lados nos anos quarentas e cinquentas. Tendo sido ele o fundador dos clubes das diversas modalidades que foram aparecendo por esses anos e tinha contactos pessoais com gente do desporto da cidade do Porto e da imprensa (inclusive ficara amigo de Cândido de Oliveira, desde que esse senhor do futebol esteve a treinador do FC Porto; tendo ele mesmo levado para o FCP o ciclista Artur Coelho, mais os futebolistas juniores Silva e Freitas, todos de Felgueiras). Entre variadas ações, incluindo, mais tarde, ter sido Adriano Castro que fez a crónica de reportagem para O Norte Desportivo da festa da primeira subida de divisão do Futebol Club de Felgueiras.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário