Na linha do tratamento de assuntos locais, como é norma editorial deste espaço, quanto a vislumbres histórico-culturais, eis aqui, apenas como tal, uma nota sobre material que pertenceu à linha do
comboio que passou na Longra…
Como se sabe, foi comemorado em 1914 o centenário do início
da passagem pelo concelho de Felgueiras do comboio do Vale do Sousa, da chamada
linha férrea de Penafiel à Lixa e Entre os Rios. E, entre as comemorações evocativas da chegada
da primeira composição à Longra, a Felgueiras e à Lixa, houve algumas
curiosidades então chegadas a público, embora não tanto como a ocasião merecia.
Visto isso, aproveita-se para recordar uma curiosidade que
não temos visto publicada, de permeio a outras possíveis.
Ora, uma máquina locomotiva e alguns dos “vagons” que
circularam por esta linha, a partir de 1914, haviam pertencido a uma célebre "Máquina"
que percorrera a cidade do Porto entre 1878 até, precisamente, 1914.
Pois esse “maquinão” fora «o primeiro "metro de
superfície" do país. Tratava-se de uma pequena locomotiva a vapor de
dimensões urbanas, devidamente carroçada de forma a disfarçar o seu aspeto
ferroviário, que puxava três ou quatro carruagens e circulava em carris pela via
pública. Saía da rotunda (da Boavista, no Porto) e descia a avenida até à Fonte
da Moura, onde infletia pela atual rua de Correia de Sá e seguia pela Ervilha
até chegar a Cadouços (atual largo do Capitão Pinheiro Torres de Meireles) –
onde existia uma estação. Daí prosseguia até ao Castelo do Queijo pelas ruas do
Túnel e de Gondarém e entrava em Matosinhos pela rua de Roberto Ivens. Com o
prolongamento da avenida da Boavista até ao castelo do Queijo em 1914, a
Companhia Carris de Ferro do Porto decidiu substituir a "máquina" por
carros elétricos que passaram a descer a avenida até ao mar, sendo a antiga
linha desativada. O antigo material circulante foi vendido à empresa “Caminho
de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios”, continuando a funcionar durante anos...»
(Informação recolhida em “Porto Desaparecido”)
Armando Pinto
Caro Armando,
ResponderExcluirNa publicação Illustração Católica http://www.cehr.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Rec/Illustracao_Catholica/PT_UCP-CEHR_ILC_049_6_Jun_1914.pdf
Existem fotografias da primeira viagem de comboio de Penafiel até Longra
Viva, obrigado pela informação. Vou verificar, mas julgo que devem ser as existentes num áibum publicado em 1914. Entretanto vou também responder ao outro seu comentário sobre o livro do futebol de Felgueiras, no local do artigo também..
Excluir