Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 25 de julho de 2024

DIA DE S. TIAGO – PADROEIRO DE RANDE E SANTO EVANGELIZADOR DA PENÍNSULA IBÉRICA

A 25 de julho celebra-se o Dia de S. Tiago. Santo Padroeiro de Rande, a quem é dedicada anualmente a festa paroquial respetiva.

Assim, hoje, 25 de julho, celebra-se o dia de S. Tiago Maior, companheiro da vida pública de Jesus Cristo, depois de escolhido como Apóstolo a partir do lago de Tiberíades onde exercia sua profissão de pescador, junto com outros familiares e companheiros que também seguiram Jesus. Era um dos filhos de Zebedeu e de Salomé, irmão do também Apóstolo São João Evangelista e companheiro de S. Pedro – sendo eles os 3 apóstolos prediletos de Jesus Cristo, conforme ressalta dos Evangelhos na narrativa do Novo Testamento. 

Tiago, nascido em Betsaida, na Galileia, era tal como o seu pai e irmão também pescador, até ao dia em que, quando consertava as redes e lhe apareceu Jesus, abandonou tudo para seguir o Mestre. Já durante seu apostolado do testemunho de fé, no ano 44 por ordem de Herodes Agripa, foi o primeiro apóstolo a ser martirizado. Segundo a lenda encontra-se sepultado em Santiago de Compostela. Sendo S. Tiago, também referido em escrita historicista, iconográfica e territorial como Santiago.

S. Tiago é o orago de muitas paróquias do país e sobretudo no Entre Douro e Minho, na área mais próxima da Galiza. Orago (segundo o costume católico, um patrono, orago ou padroeiro) é um santo a quem é dedicada uma localidade ou templo (capela, igreja, e mais propriamente uma paróquia). A palavra "orago" é derivada do termo latino oraculu, oráculo, templo onde se dão "oráculos", através da forma arcaica "oragoo". S. Tiago Maior é o Padroeiro de Rande e também de Sendim e Pinheiro, no concelho de Felgueiras. Ou seja terras da região onde passavam itinerários dos Caminhos Portugueses de Santiago, das peregrinações medievais para Compostela.

~~~ ***** ~~~

Recuando no tempo, em eras longínquas os antepassados filhos da eclésia de Rande, os fregueses da paróquia então criada com a passagem dos peregrinos em demanda de Compostela, escolheram S. Tiago para Padroeiro.  

Nessa sequência, a paróquia de S. Tiago de Rande desde tempos imemoriais dedica a festa maior da região à honra de S. Tiago, em pleno território do atual concelho de Felgueiras.

Assim sendo, o dia de S. Tiago em Rande é de tradição da festa paroquial, que em tempos ainda não muito distantes era assinalável pela celebração da Comunhão Solene das crianças das paróquias anexas de Rande e Sernande. Como faz parte das memórias coletivas e recordações pessoais.

Sobre tudo isso e mais, ficaram essas características memoriais registadas em publicações do autor, no livro grande “MEMORIAL HISTÓRICO DE RANDE E ALFOZES DE FELGUEIRAS”, publicado em 1997, e no pequeno livro da Comissão de Festas de 2000, sob título “EVOCAÇÕES DA FESTA PAROQUIAL DE S. TIAGO DE RANDE”, de julho de 2000. 

Tal como algo mais se guarda em recordações visuais nos álbuns fotográficos pessoais, também.










 

~~~ ***** ~~~

Como Orago de  Rande, a festa desta mesma Paróquia é em honra de S. Tiago, desde longos tempos. Sendo por isso, ao mesmo tempo, dedicada atenção à simbologia correspondente.

Assim sendo, este ano ficam a assinalar a festa algumas “lembranças” alusivas às “Festas em Honra de S. Tiago-Rande 2024” – uma caneca e um íman decorativo com imagem do Padroeiro S. Tiago Maior e legenda da Comissão das “Festas S. Tiago-Rande 2024”. Numa interessante iniativa da atual Comissão de Festas de Rande, tendente ao reforço da mística bairrista e ao mesmo tempo para angariação de fundos destinados à realização da Festa Paroquial de Rande.

Como tal, estão aqui os novos adereços de simbologia local junto com outros ornatos guardados e preservados, entre objetos acondicionados pessoalmente, aqui no escritório doméstico.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))