Com a devida vénia, de TâmegaSousa on line:
Proteção civil sinalizou quatro ninhos de vespa asiática em Felgueiras
As situações sinalizadas pela proteção civil foram localizadas em Idães, Vila Cova da Lixa, Rande e Sendim
A proteção civil de Felgueiras já identificou quatro ninhos de vespa asiática, mas admite haver mais casos no concelho, disse hoje à Lusa o vice-presidente da câmara, João Sousa.
“Temos conhecimento de relatos de outros casos, em vários pontos, que foram destruídos pelos proprietários dos terrenos onde estavam localizados”, explicou o autarca.
As situações sinalizadas pela proteção civil foram localizadas em Idães, Vila Cova da Lixa, Rande e Sendim.
Os serviços da autarquia, em colaboração do veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, têm acompanhado e registado os casos, procurando, com a ajuda dos bombeiros, proceder à destruição dos ninhos”, assinalou João Sousa.
O autarca frisou que aquele inseto “só ataca os humanos e é agressivo quando se sente ameaçada, tal como as outras vespas ou mesmo as abelhas”.
À Lusa, avançou que a câmara e a cooperativa agrícola do concelho vão realizar, na segunda semana de Setembro, uma ação de sensibilização sobre o tema destinada aos apicultores e agricultores.
Nas últimas semanas, têm sido sinalizados e destruídos vários ninhos de vespa asiática em concelhos do interior do distrito do Porto, entre os quais Amarante, Paredes e Marco de Canaveses. Também em Celorico de Basto, no distrito de Braga, há relatos de ninhos daquele inseto.
Na quarta-feira, em Penafiel, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza avançou à Lusa que, em setembro, serão anunciadas ações concretas para monitorizar e controlar a vespa asiática em Portugal.
APM.
Lusa/fim
( N. R. : Foto captada numa conhecida casa antiga de Rande )