Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Dia da Imaculada Conceição - Padroeira de Portugal e antigo Dia da Mãe!

Oito de Dezembro é o Dia da Imaculada Conceição. Celebrando-se a solenidade da Padroeira de Portugal, mas lembrando sempre que este dia antigamente era o Dia da Mãe.

Na pertinência junta-se um "santinho" com imagem da Imaculada Conceição, alusivo à respetiva festividade litúrgica, correspondente a algo pessoal há muitos anos passado. Cuja pagela ofereci a minha Mãe e mais tarde, depois de ela falecer, guardei comigo.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Recordando um Postal de Natal clássico de tempos idos (com "Boas Festas" vindas do Brasil)…

 

Está a chegar a época natalícia, com seu sortilégio de remexer e remoer sentimentos. Mas já não com a interessante faina de escrever Postais de Natal, como antigamente, com mensagens de Boas Festas enviadas por correio. Assim como naturalmente também depois contando a receção de outros vindos de sítios distantes, com votos de familiares e amigos. Visto que hoje em dia as mensagens natalícias vão e vêm por mensagens de telemóveis ou e-mails, e outros meios informáticos, quando não por telefonemas diretos e pessoais. Mas sem o seu quê transcendente que tinham os antigos postais, de papel ilustrado e remetidos dentro de envelope de carta, ou apenas o próprio postal simples, apenas com a mensagem de um lado e do outro uma figuração apropriada da quadra.

Ficam assim na recordação os antigos postais clássicos, feitos e enviados de maneira postal tradicional. Como no caso que se recorda.

Assim sendo, vem a talhe recordar como exemplo um caso, de um postal recebido há anos, mais propriamente em 2006, com a particularidade desse ter sido feito artesanalmente pela pessoa que o desenhou, escreveu e enviou. Como gentilmente me remeteu uma amiga correspondente brasileira, que ficou minha amiga por via de contactos através dos quais eu pude ajudar nas pesquisas sobre as origens de sua família portuguesa, para investigação que andava a fazer para um livro que escreveu a contar a história de sua família. Ganhando assim especial lugar este postal, além do valor estimativo, também pelo valor afetivo e artístico, com a imagem desenhada por ela, que era e foi uma grande artista brasileira, a pintora Lygia Sampaio, de Salvador da Bahia, Brasil.  



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

De vez em quando… entre curiosidades locais: carteira desportiva do sr. Damas da Longra

Tal como anteriormente aqui se registaram as carteiras desportivas de outros antigos basquetebolistas da Longra, no caso a carteira de desportista do sr. Adriano Sampaio e Castro como atleta do antigo Grupo da Casa do Povo e também idêntica do sr. Joaquim Cardoso da Arcela como atleta do Grupo da Metalúrgica, desta feita é vez de registar igual carteira do sr. António Dâmaso, mais conhecido por senhor Damas. Documento já incluído noutros trabalhos historiadores, que agora aqui se partilha deste modo também. Tratando-se da antiga Carteira de Desportista, antecessora dos cartões de atleta, no caso de António da Silva Dâmaso, o senhor Damas da Longra, como basquetebolista do Grupo Desportivo da Metalúrgica da Longra. Cartão com validade desde 1953 até ter expirado na época de 1959/60 e que, por isso, foi riscado em modo cruzado, quando teve substituição - tendo o sr. Damas continuado nessa equipa (depois mais referida como Grupo Desportivo MIT/Longra) até ao fim da mesma, já na década dos anos 70, como consta da história respetiva, anotada no livro “ Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 30 de novembro de 2025

Encontro de reencontro de amigos e colegas dos anos 60 (Alô Gondomar e Porto... desde Barcelos)!

Assim mesmo. Tal o que ocorreu e se conviveu no passado sábado, 29 de novembro, com um encontro de amigos, entre alguns antigos colegas que foram estudantes capuchinhos. Almoço de convívio em Barcelos. Grato reencontro que muito me satisfez. Num abraço de anos de amizade.

Ora, assim sendo, foi mais um bom momento dos que felizmente ando a poder reviver, dos que tem sido possível ter. Andando a viver o presente, sem perder o passado.

Desse encontro, mais algumas memórias ficam guardadas no nosso íntimo. Como no caso, em que foi um encontro memorável, como um dos amigos disse e concordo. E se de outras vezes não tenho podido ir, quer ao grande encontro anual, como a almoços destes, sobretudo por motivos da deslocação, desta vez felizmente foi possível e ainda bem.

Além de tudo o mais, ainda ficaram algumas fotografias do repasto de convívio, para a posteridade. Em captações fotográficas que dão para rever os amigos, desse pequeno mas significativo grupo dos que andamos a estudar juntos em Gondomar a partir de meio da década dos anos 60, e alguns de seguida também no Porto.

Da visualização fotográfica pode-se enumerar os presentes: na primeira fotografia e da frente para trás - do lado direito: Albino, Luciano, Armando Pinto, António Costa, Arménio Medeiros e Silveira; do lado esquerdo: Fernando Lopes, Joaquim João (Faria), Júlio Alves, Amadeu, José Lopes, Domingos Cruz, Manuel Ramos e Miguel.


E na segunda, sendo do outro lado, invertem-se as posições naturalmente.

Com a presença também das esposas dos Arménio, Ramos e Domingos Cruz, que naturalmente deram seu toque ao bom convívio realizado.

Foi um encontro bonito, de verdade. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

De vez em quando… Entre curiosidades felgueirenses: um CD com 25 anos - sobre “Festas, Romarias e Tradições 2000 Hoje” (Distrito do Porto/Concelho de Felgueiras)

Passados já 25 anos desde a entrada no ano 2000, vem a calhar lembrar um suporte informático com documentação relativa a esse tempo. Tratando-se de um CD /Cd-Rom, de memória Ram, ref. Windows 95, 98, 2000, sobre “Festas, Romarias e Tradições 2000 Hoje” das freguesias dos concelhos do Distrito do Porto. Estando aí as descrições desses temas relacionados. Num trabalho feito em 2000 e com os Cd’s distribuídos em 2001. Cuja edição, além de patrocínios particulares, contou com contributo das Juntas das Freguesias à época existentes autonomamente; e como tal devem constar nos arquivos correspondentes. Havendo um exemplar na posse aqui do autor, fazendo parte do arquivo pessoal, por ter colaborado com indicações de dados etnográficos e históricos, para o efeito.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 25 de novembro de 2025

NOTA INFORMATIVA aos membros do GRUPO DE COLEGAS DE ESCOLA E AMIGOS

 

Aviso:

  • Está já marcado o dia do próximo encontro anual, cujo almoço de convívio será em maio de 2026. Será anunciado então o dia e restantes informações no respetivo grupo de WhatsApp e na página de Facebook também do grupo. Tenham todos e todas a devida atenção ao que ali vai sendo avisado.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Assinalando a passagem dos 127 anos dos Bombeiros de Felgueiras

 

Ao perfazer nesta data de 24 de novembro de 2025 a conta de 127 anos da fundação oficial da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Felgueiras, assinala-se também aqui neste espaço de memorização felgueirense a existência da importante instituição concelhia, fundada em 1898.

Sendo como é esta corporação uma das mais antigas instituições do concelho e pelo seu desempenho na proteção de pessoas e bens digna de louvor, merece pois toda a nossa admiração e grato reconhecimento.

Ora, se em anos anteriores foi por aqui dado a reconhecer aspetos de seu trabalho voluntário e dedicação à causa do serviço público, através de alguns apontamentos constantes em artigos entretanto publicados, de lavra própria, desta feita homenageia-se a mesma Corporação com imagens do que sobre a mesma consta entre adereços guardados pessoalmente.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))