Podia perguntar-se se alguém reconheceria o então jovem retratado, neste retrato desenhado a lápis em folha simples de papel. Mas, além de familiares e amigos com alguma “memória fotográfica”, assim como pudesse haver quem se deitasse a adivinhar, por certo não reconheceriam este rosto… ao certo. Mas efetivamente retrata em desenho a fisionomia do autor destas lembranças, feito pela mão do meu irmão Fernando, o autor do interessante desenho.
Assim sendo, revelado o facto, além da identidade foca-se a sua autoria… Tendo este desenho sido feito pelo meu irmão Fernando, numa tarde de brincadeiras entre nós, com amigos da Longra, em 1969, durante as férias grandes do verão desse ano (como se dizia nesse tempo, quanto às férias escolares, nos descansos de anos letivos). Desenho este que desde então está bem guardado aqui comigo, apenas o partilhando visualmente através deste meu blogue LONGRA HISTÓRICO-LITERÁRIA.
Contudo, é de frisar, o desenho é dele, mas não a cara desenhada. Para comprovar e ao mesmo tempo recordar, basta ver como era ele, o meu irmão Fernando Pinto, nesse tempo. Como se recorda, mais para o lembrar, sempre.
Fica a recordação, também eternamente em coisas como estas, simples mas grandes nas lembranças, para sempre.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))