Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Peregrinação Anual ao Monte de Santa Quitéria, em honra de Nossa Senhora do Imaculado Conceição – este ano de 2025 em tempo jubilar de ano santo… como (relembrando) no ano de 2000…

 

Realiza-se este ano, no próximo dia 10 de agosto, a tradicional “Peregrinação”, como popularmente é conhecida a Peregrinação de Felgueiras ao Monte de Santa Quitéria. Procissão comunitária dedicada a honrar o Imaculado Coração de Maria, como já vai na 77.ª Grande Peregrinação do Concelho, desde que a meio do século XX, mais propriamente na década dos anos 40, começou a ser feita essa procissão de ação de graças a partir do fim da Segunda Grande Guerra Mundial e que, com poucos anos de interregno, tem sido cumprida até nossos dias. Antigamente com o andor de Nossa Senhora das Graças e agora com a imagem do Sagrado Coração de Maria. 

Este ano o programa normal ocorre entre 9 e 10 deste mês excelente de verão, incluindo na noite do sábado a procissão de velas, percorrendo a descida desde o Santuário de Santa Quitéria até à igreja matriz de Margaride; e na seguinte manhã de domingo a peregrinação desde a cidade de Felgueiras até ao cimo do monte de Santa Quitéria, culminando na tradicional missa campal. Uma manifestação de fé já muito antiga. E que antigamente era usual nos costumes locais e concelhios ser dia de encontros familiares, com tradicionais almoços ao ar livre, de comes e bebes dos farnéis levados a propósito desse preceito habitual, dando lugar a animados merendeiros de reunião de famílias, amigos e conhecidos, em piqueniques feitos à sombra das árvores do monte da Santa. Tal como era por norma acontecer no penúltimo domingo de Agosto. Continuando agora, já com diversas diferenças, no segundo fim-de-semana de agosto, como aqcontece este ano.

Estando-se em Ano Santo, no Ano Jubilar de 2025, vem a calhar, entre essas variantes, relembrar a Peregrinação do Ano Jubilar de 2000, através do Guia respetivo, com roteiro e indicação estrutural da liturgia alusiva.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))