por T&N 16/02/2024
em Infra-estruturas, Mobilidade 1
Linha do Vale do Sousa integrará os Suburbanos do Porto da
CP
(Da página “Transportes & Negócios” (transportesenegocios.pt/)
«A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou os estudos de viabilidade técnica e ambiental da nova Linha do Vale do Sousa.
De acordo com a informação publicada no portal de contratação pública Base, a IP adjudicou a realização dos estudos da Linha do Vale do Sousa ao consórcio Tecnofisil – Consultores de Engenharia e ao Prof. Edgar Cardoso – Engenharia, Laboratório de Estruturas, por 357,8 mil euros.
O concurso público foi lançado em Julho do ano passado. O contrato foi celebrado ontem (dia 15/02/2024). O prazo para a execução dos trabalhos é de 285 dias, ou seja, até final de Novembro próximo.
A Linha do Vale do Sousa deverá ligar Valongo (a partir da
Linha do Douro) e Felgueiras, numa extensão de 38 quilómetros, com passagem por
Paredes, Paços de Ferreira e Lousada. Será depois possível uma extensão a
Amarante e, a partir daí, o fecho do anel com a Linha do Douro, mediante a
reactivação da Linha do Tâmega, entre Amarante e a Livração, encerrada em Março
de 2009.
O investimento previsto é de 181 milhões de euros.
acrescidos de 27 milhões para o material circulante.
De acordo com um estudo prévio da Comunidade Intermunicipal
do Tâmega e Sousa, divulgado em 2021, concluiu que a ligação ferroviária poderá
gerar resultados positivos de quatro milhões de euros por ano. O serviço seria
integrado nos Suburbanos do Porto da CP, que assim ganharia cerca de sete milhões
de passageiros por ano.
A construção da nova Linha do Vale do Sousa está prevista no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030).»
= Considera-se esta uma "Nova Linha" porque, como se sabe, houve no início do século XX uma anterior Linha Férrea do Vale do Sousa, a do chamado popularmente Comboio de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios, com estações em Penafiel, Lousada, Longra, Felgueiras, Lixa e Entre-os-Rios, além de apeadeiros de permeio, como os de Lagoas (Lousada) e Escalheira (Lixa). Linha essa iniciada em 1912 e existente na sua plenitude de 1914 a 1926, depois extinta e cujos railes foram mais tarde retirados da estrada na década dos anos 30.
Ora se esta nova for realmente feita até 2030, conforme «está prevista no Plano Nacional de Investimentos», voltará a haver de novo trilhos de linha férrea nesta região um século depois!
AP