Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Aniversário da Vila da Longra


Chegados os primeiros dias da estação de Verão, à entrada do solstício do Estio,  enquanto naturalmente Junho caminha na derradeira carreira do calendário, estamos em plena época mais festiva dos Santos Populares. Aqui pelas bandas de Felgueiras, ao Norte de Portugal e no interior do distrito do Porto, em zona de calor pela terra dentro da área sousã.
Subidos que foram aos ares já os balões do São João e com o São Pedro na calha dos folguedos tradicionais, preparando-se o povo para subir ao monte de Santa Quitéria com cestos de flores, em louvor ao S. Pedro, santo festejado naquele alto de ajunto felgueirense -  quais açafates tradicionalmente compostos de lindas hortências, entremeadas com reguileiras flores de diferentes espécies... há um odor especial no íntimo do nosso ser, em resquícios de afetos e recordações. Num tempo, assim, que sempre nos recorda os cheiros a ramalhada cortada de fresco para as cascatas de S. João, de ramos de carvalhas, como quando o autor era criança sentia nos preparativos para as festas do S. João da Longra; tal qual como no revestimento dos arcos usados para a representação anual à ida ao Cortejo das Flores, do S. Pedro de Felgueiras.

Nesta época, com tal sortilégio no ar, prestes a chegar  Julho de temperaturas estivais, depara-se também, de permeio, a comemoração do aniversário da Vila da Longra, um dos quatro pólos mais urbanos do concelho de Felgueiras. Pois foi precisamente no primeiro dia de Julho que, há dez anos já, foi elevada a vila a antiga povoação de tão tradicionais razões culturais, quanto se mantém na alma longrina antigas feições, na parte baixa da zona sul felgueirense.

Então, estamos quase em cima de mais um evento comemorativo:  - É já no próximo dia 1 de Julho a passagem do 10º aniversário da Vila da Longra…!
Armando Pinto
=== Clicar sobre as imagens, para ampliar ===

Nenhum comentário:

Postar um comentário