Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Algo sobre a Imprensa felgueirense


Ao jeito de homenagem a mais um jornal desaparecido do meio informativo e cultural do concelho de Felgueiras, bem como de aplauso aos que ainda se vão mantendo, dá-se vez neste espaço de memorização à partilha de alguns dados relacionados com a existência de jornais por terras de Felgueiras.


Tendo deixado de ser publicado recentemente O Jornal da Lixa – que se despediu dos leitores por ocasião do passado Natal, em 2017 – fica agora apenas o Semanário de Felgueiras e o Expresso de Felgueiras a dar novidades escritas e a pugnar pela informação e ação cultural, atinentes à memória coletiva. O Semanário de Felgueiras a chegar às caixas de correio dos assinantes e às mãos de restantes leitores três vezes por mês, ou seja em três semanas de cada mês, com uma semana de interregno e descanso; enquanto o Expresso de Felgueiras vai publicando na Internet notícias de vez em quando e em edição de papel chega aos leitores mensalmente (pelo menos, segundo os respetivos números que têm sido vistos pelo autor destas linhas). Quais andorinhas a levar a primavera da atualização noticiosa e narrativa aos interessados em saber sempre mais.


Em vista disso, recordamos agora um artigo com que em 2003 ficou descrita a história da imprensa jornalística felgueirense (na revista comemorativa do 13º aniversário do Semanário de Felgueiras) …


Assim sendo, passados anos, agora que o SF vai nos seus 27 anos de vida, recorde-se como era o panorama dos jornais em Felgueiras aquando da comemoração dos 13 Anos do Semanário.


Posto isto, dá ainda para recuar à visualização dum catálogo elaborado aquando de recente exposição apresentada na Biblioteca Municipal de Felgueiras, agora com algumas anotações pessoais de atualização e complemento, mais outras imagens de acrescento – em nome do interesse coletivo.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário