Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 27 de setembro de 2020

Perfis da Etapa de Felgueiras na Volta a Portugal-Edição Especial de 2020 – Registos informativos e para a História… de mais um dos momentos assinaláveis em Felgueiras.

Inicia-se este domingo, dia 27, a Volta a Portugal em bicicleta. Grande prova nacional que coloca Felgueiras no mapa, felizmente.

«A prova mais amada pelos portugueses está prestes a começar, nuns moldes diferentes devido à nova normalidade. A organização desta edição especial está a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, e em 2021 a Podium voltará a organizar a prova, se tudo correr bem.

A primeira edição foi há 92 anos e o vencedor foi Augusto de Carvalho, ciclista do Carcavelos, que percorreu 1965 quilómetros divididos em 18 etapas… A edição especial de 2020 tem 8 etapas, menos 2 etapas do que é habitual. Começa com um prólogo em Fafe, que servirá sobretudo para definir o primeiro líder.  Percurso seletivo como já é habitual, a 1ª etapa é um exemplo disso, com um final no Alto de Santa Luzia, será um primeiro teste entre os mais fortes da Volta. As diferenças não serão muito grandes, mas teremos uma pequena ideia de quem está bem. Outra diferença nesta edição especial é o facto de não haver dia de descanso. A chegada à Senhora da Graça está colocada na 2ª etapa, no papel é a etapa mais dura da prova, com 3 contagens de 1ª categoria no menu. A 3ª etapa, saída de Felgueiras, é de transição, com chegada a Viseu e anteceder a etapa da Serra da Estrela, com chegada à Torre, pela vertente da Covilhã...» (conforme consta do roteiro oficial)

Ora, após o Prólogo deste domingo e as duas primeiras etapas na segunda e terça-feira, haverá na próxima quarta-feira, dia 30, a 3ª etapa a sair bem de dentro de Felgueiras, num dos momentos que ficam para a história na ligação felgueirense a acontecimentos de grande impacto nacional.

Assim sendo, como registo informativo e extensiva anotação para memória futura, dão-se à estampa os perfis oficiais da mesma etapa, para constar.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))