Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 9 de abril de 2023

Páscoa de 2023 - Tradição Familiar e Paroquial - Compasso de Rande (Felgueiras)

Mais uma Páscoa faz parte dos dias memoráveis aqui do autor deste blogue. Retomada que foi a tradição dos dias de Páscoa, após os dois anos diferentes devido à pandemia do Covid. Voltando a não haver restrições e como tal podendo haver, como houve, pleno convívio familiar, em casa. E com a receção do tradicional Compasso Pascal dentro de casa, à boa maneira de sempre.

Assim sendo, ao findar o dia festivo de apoteose à semana maior do ano, como faz parte da sensibilidade cristã e do maravilhoso clássico de sentido coletivo, esvai-se no sentimento humano o semblante entusiasta, para voltar a normalidade do calendário. Mas com a sensação de ter ficado algo tocante, mais uma vez.


Então, mais um dia de Páscoa passou e assim já decorreu esse acontecimento anual. Tendo-se mantido a tradição do Compasso, com o é usual pela região nortenha e particularmente tem sido vivido por terras de Felgueiras. E obviamente em S. Tiago Maior de Rande. Tal como costuma acontecer, pelo conhecimento pessoal, e continua a fazer parte da vida comunitária, ao voltar a ser retomado tal antigo costume, na vivência paroquial e arreigo pelo que dos antepassados vem. Conforme fica a assinalar a pagela desta Páscoa, entregue na Visita Pascal respetiva, com a qual fica encimado este apontamento. 


Em registo deste ano, ainda, como quem escreve mais uma página no livro comunitário de afinidade comum, juntam-se algumas imagens relacionadas. Ilustrando-se esta memorização com algumas fotos da Visita Pascal à chegada e durante a mensagem de Aleluia e no beijar da cruz (agora uma vénia), em casa do autor signatário. A registar a Páscoa de 2023 em Rande - Felgueiras!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Pagelas do Compasso Pascal de Rande (de todo o século XXI)

- Hoje, Dia de Páscoa, que este ano calhou nesta data do segundo domingo de abril, é dia de Compasso Pascal. Em mais um dia da Visita Pascal. Como é tradição muito antiga, quão também tem sido em toda a vida aqui do autor deste blogue, há uns bons sessenta e muitos anos. Dos quais, desde que começou a extensiva tradição da distribuição de pagelas alusivas aquando da mesma Visita às casas da Paróquia de S. Tiago Maior de Rande, a partir do início deste século, precisamente no ano 2000, são já também de todos os anos do século XXI a coleção das mesmas pagelas, tantas quantas têm sido guardadas aqui também. 

Armando Pinto