Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 21 de janeiro de 2024

Curiosidades e recordações: o carimbo comemorativo da 1.ª Mostra Filatélica da Casa do Povo da Longra – Centenário de F. Sarmento Pimentel – Octogenário do Correio da Longra” /1995

Entre Curiosidades e recordações de memórias locais, da região da Longra, calha lembrar desta vez a emissão do carimbo comemorativo da 1.ª Mostra Filatélica e Exposição Museológico-Postal da Casa do Povo da Longra, de homenagem assinalável do Centenário do aviador Francisco Sarmento Pimentel, natural de Rande-Felgueiras, e do Octogenário da Estação do Correio da Longra. Acontecimento realizado em 1995, no âmbito da 1ª Semana Cultural da Longra.

Ora, como é usual em realizações do género filatélico, e próprio da organização de eventos desse cariz, foi então editado um carimbo da Mostra Filatélica em apreço. Tal como por tradição é feito sempre em exposições de selos e inteiros postais, mais objetos relacionados com os CTT, por exemplo, na linha de edição dum carimbo alusivo, com que depois são obliterados envelopes selados, postais, e validados documentos relacionados, a assinalar a ocorrência. Por norma chamados carimbos de primeiro ou último dia, dessas mostras, sobretudo interessantes para colecionadores e também como marcas dos eventos.  

Foi assim feito esse carimbo, em 1995, a assinalar tal realização. Da qual ficaram carimbados diversos objetos, de materiais correspondentes, a propósito, entre os quais, além dos que ficaram, de originais e cópias, em arquivo da Casa do Povo da Longra, na Estação do Correio da Longra e na Junta de Freguesia de Rande,  também os que ficaram guardados em arquivo pessoal aqui do autor e agora se prestam por este meio para recordar esse caso histórico, afinal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens para ampliar )))