Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Entre livros e revistas… de vez em quando: exemplares das antigas normas de instituições felgueirenses históricas

As raridades destes três exemplares falam por si, através das imagens que se partilham como exemplos. Tratando-se de publicações de Estatutos, Regulamentos e Relatórios de instituições, como os Estatutos e Regulamento dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, as Disposições Regulamentares do Colégio de Rande / Longra-Felgueiras e o Relatório e Contas da Associação Pró-Longra.

Do primeiro caso junta-se a primeira comprovação física, em formato literário. Sendo que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, cuja fundação remonta a 1898, teve aprovação pelo Governo Civil do Porto a 24 de Novembro desse ano, como consta da publicação de seus Estatutos, impressos pela primeira vez em 1904 – a que se reporta imagem do exemplar original a atestar as primeiras normas desta Associação que existe e resiste em Felgueiras, ainda e sempre felizmente.

Depois recorda-se o antigo Colégio da Longra, como era mais conhecido e popularmente referido esse que oficialmente era chamado Colégio de Rande, existente desde proximidades de 1918 até finais da década dos anos 1930. Ficando-se com ideia de sua funcionalidade pelo livrinho de apresentação de suas Disposições Regulamentares.

E também, ainda, pelo anual Relatório e Contas da popular Associação Pró-Longra, relativo ao seu 1º Exercício, findo em novembro de 1932, dessa Associação criada em 1928 e antecedente da Casa do Povo da Longra, para a qual contribuiu com cedência do edifício-sede e organização aquando da criação da Casa do Povo, em Despacho Ministerial de 1939, por disposição do Governo da Nação no tempo do chamado Estado Novo.

Destas três realidades, quer a ainda existente Corporação dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras, como do desaparecido Colégio da Longra e, por fim, a outra ainda existente na sucessora Casa do Povo da Longra, fazem testemunho visível e legível os documentos impressos em formato de pequenas revistas, constantes da biblioteca particular e pessoal do autor destas lembranças.

Instituições estas e essas das quais constam referências memorandas no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))