Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Evocação do “Doutor Aurélio do Posto Médico da Casa do Povo da Longra”

 

Passando a 7 de fevereiro mais uma data de aniversário do nascimento do inesquecível Dr. Aurélio da Longra, como era conhecido, e muito estimado como “Doutor Aurélio do Posto Médico da Casa do Povo da Longra” (ou simplesmente "Dr. Aurélio da Casa do Povo"), é oportuno e justo lembrar esse senhor que foi figura pública da Longra, onde viveu a maior parte de sua vida e onde tinha casa sua; bem como da vila de Felgueiras, onde trabalhou no hospital concelhio e convivia (sendo um dos frequentadores das tertúlias à mesa do Café Albano e da Assembleia Social de Felgueiras); tal como da freguesia de São Cristóvão de Lordelo, onde nasceu, viveu algum tempo e por fim ficou sepultado. Tendo falecido em 1984, quando a sede concelhia de Felgueiras ainda era apenas vila, antes portanto de ter passado a cidade (em 1990). Tal como a Longra era ainda uma ridente povoação, muito antes de ter passado a vila (em 2003), mas onde já depois foi dado seu nome a uma rua, por sinal das mais importantes da localidade.

Lembra-se assim a figura popular que era o Doutor Aurélio, vindo para a Longra com a sua entrada como médico na Casa do Povo em 1956.

Nascido a 07 de fevereiro de 1928, em Lordelo, concelho de Felgueiras, Adelino Aurélio Teixeira de Sousa, de seu nome completo, faleceu a 23 de setembro de 1984, na Longra (Rande-Felgueiras) com 56 anos. Há já 40 anos (agora, em 2024). Enquanto de seu nascimento passam hoje 96 anos, efeméride que aqui se lembra nesta celebração escrita.

= O Dr. Aurélio (à direita da imagem, na primeira fila de pé e a seguir às senhoras e ao “Dr. Hermínio da farmácia e do Staminé”…), num conjunto de felgueirenses em convívio, possivelmente algures pelos anos 60, entre antigos alunos, professores e amigos do Externato de Felgueiras.

O Dr. Adelino Aurélio Teixeira de Sousa foi um médico muito estimado, com dons de ser popularmente conhecido como médico de crianças, quão era apreciado na opinião pública, embora sem especialidade pediátrica, mas de Clínica Geral, contudo de saber e maestria de experiência e qualidades feitas. Lembro-me bem dele ainda de meus tempos de criança, especialmente desde um dia em que ele foi chamado por meus pais para me ver (diagnosticar), acorrendo a estado febril que me acometera e postara de cama, em casa, ficando boa sensação quando ele me auscultou e comigo conversou (do que me lembro, não tendo já ideia do que me receitou nem de como recuperei). E então fiquei a simpatizar tanto com ele, que passei a dizer à minha mãe que ele era o meu médico. Estando então muito longe de imaginar, sequer, como depois tive oportunidade de saber presencialmente, que iria um dia ainda trabalhar com ele, em funções administrativas, no Posto Médico da Casa do Povo da Longra e sucessor Centro de Saúde da Longra.

O antigo Posto Médico da Longra, como era mais conhecido o Centro de Saúde da Longra, criado em 1941 com ligação à Casa do Povo da Longra como Delegação Clínica e que em 1977 ganhou autonomia como Centro de Saúde-Posto Clínico da Longra n.º 105 dos SMS do Porto. Cuja Unidade de Saúde, depois adstrita ao Centro de Saúde de Felgueiras-ARS Norte e por fim ao ACES-Tâmega III-Vale do Sousa Norte, teve continuação com a atual Unidade de Saúde Familiar Longara Vida (com nome derivado do antigo termo local Lôngara).



Ora desse antigo Posto relembra-se aqui algo através de imagens de carimbos da antiga Delegação, mais seguinte Posto Clínico e Centro de Saúde, bem como, no caso, de uma cópia duma receita antiga passada pelo Dr. Aurélio, contendo sua letra de médico e assinatura, tipo rúbrica autógrafa, afixada assim num exemplar de antiga receita médica.

O Doutor Aurélio Sousa passara a ser médico no Posto clínico da Casa do Povo da Longra em 1956, juntando-se ao Dr. Artur Mendonça, que até aí já desempenhava funções há alguns anos. Tendo essa dupla dividido então entre si o atendimento dos muitos beneficiários das freguesias da área dependente da mesma instituição, além da prestação de serviços também de um médico-dentista, o Dr. Brás. Só a partir do 25 de abril de 1974, com o início do processo de mudança de vínculos, em 1976, e já em 1977 concluído, com a transformação da separação institucional da Casa do Povo e passagem para os Serviços Médico-Sociais, essa unidade de saúde teve alargamento do quadro clínico. Havendo então o Dr. Aurélio e o Dr. Mendonça passado a ter colaboração e companhia de outros médicos, desde o Dr. António Saraiva, Dr. João Paulo Sarmento Pimentel, Dr. Raúl, Dr.ª Lurdes Santos, Dr. Amâncio e outros, sucessivamente, como Dr. António Manuel Marques Filipe, Dr. Jorge Reis, Dr. Caldas Afonso, Dr. Américo Silva, Dr.ª Carminda Freitas, Dr. Neiva de Oliveira, etc. (e após o falecimento do Dr. Aurélio houve reforço com a chegada do Dr. Fernando Preto e Dr. Gil Marinho).

Sobre o Dr. Aurélio, está referenciada sua ligação à Longra e suas extensões, quer à Casa do Povo da Longra como ao Posto Clínico local, mais às listas eleitorais autárquicas para a freguesia de Rande e para a Assembleia Municipal de Felgueiras, no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997. E mais, sendo que além de suas funções clínicas, ele foi também um elemento do Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra, ainda pela década dos anos 60. Enquanto como político teve influência consultiva na constituição da Comissão Administrativa da freguesia de Rande que foi formada após a mudança de regime, no pós-25 de abril de 1974, e depois foi sempre importante pessoa a consultar na formação das listas que acabaram vencedoras para as eleições autárquicas que se seguiram.

Quanto à parte curricular mais oficial, pode acrescentar-se que o Dr. Aurélio, como era mais conhecido, foi então médico do quadro do antigo Posto Clínico da Casa do Povo, depois passado a Centro de Saúde dos Serviços Médico-Sociais, e médico de carreira e por fim diretor do Hospital Agostinho Ribeiro, da vila de Felgueiras. Politicamente, foi Deputado Municipal e desde 1976 que fez parte das listas para as Eleições Autárquicas Municipais, desde as primeiras eleições livres, tendo incluído as listas do Partido Socialista e em 1979 foi primeiro candidato pelo P.S. também, à eleição para a Assembleia Municipal, havendo depois exercido esse importante cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Felgueiras. Bem como foi entretanto também Presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa Agrícola de Felgueiras. Após seu falecimento foi dado seu nome a ruas da cidade de Felgueiras, da vila da Longra e da antiga freguesia de Lordelo, hoje União de freguesias de Unhão e Lordelo. 

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))