Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 20 de dezembro de 2025

Recuando à memória da estreia do Rancho da Casa do Povo da Longra no sábado anterior ao Natal de 1994... No 31.º aniversário da sua apresentação pública.


Prestes a chegar ao Natal, vem à memória o sábado anterior em que no ano de 1994 pela primeira vez subiu ao palco em primeira apresentação pública o então novel Rancho Infantil da Casa do Povo da Longra. Agrupamento que havia sido fundado meses antes, mais propriamente em Maio anterior, quando o então Vice-presidente da Associação Casa do Povo da Longra, Armando Pinto, apresentou em reunião da Direção da mesma instituição esse projeto, logo aprovado que foi e passado a constar na acta da reunião a sua fundação, a 5 de Maio de 1994.

Após isso, e passados tempos de anúncios para captações e procedimentos para obtenção de elementos, mais buscas por materiais necessários, etc, e tal, de permeio com longos tempos de ensaios e organização, finalmente chegou o dia de mostar em público a respetiva existência. Isso ainda dentro do mesmo ano de 1994, em que o dia 17 de dezembro foi ao sábado. Sendo então nesse sábado que houve grande afluência de gente à sala de espetáculos da Casa do Povo da Longra, para a primeira apresentação em público do Rancho Folclórico que havia sido criado no mês das flores e dos amores. Grupo esse que, finalmente, na festa de Natal na Casa do Povo, passou a ser visto em estreia, satisfazendo grande curiosidade e entusiasmo que havia entre a população da região.

– Longra, sábado 17-12-1994 - 1.ª Apresentação pública do Rancho da Casa do Povo da Longra, então chamado ainda Infantil (e passado tempo depois já Infantil e Juvenil). De cujo dia da estreia reporta o quadro de recordação pessoal, guardado em espaço particular.

Foi nesse sábado, dia da realização da Festa Natalícia da Associação Casa do Povo da Longra, realizada no salão de espetáculos da Casa, em que, de parceria com a Junta de Freguesia de Rande, foi organizada essa tarde festiva que entrou pela noite dentro, com a estreia do então novo Rancho Folclórico a ser prato forte do programa, além da entrega de prendas no final às crianças da área

Efeméride parcial esta que se lembra, não pelo dia numérico mas da semana: Tal como em 1994, também agora em 2025, quando se escreve e publica esta recordação, embora este ano o sábado antes de Natal calhe no dia 20, lembra-se que em 1994 o histórico sábado foi no dia 17 de dezembro, quando teve lugar essa bela ocorrência. Sendo um sábado também de inverno frio, mas quente no ambiente vivido na Longra, no entusiasmo sentido no salão de espetáculos da Casa do Povo da Longra.

Foi isso então já há 31 anos, embora pareça que o tempo passou depressa… Quão nesse sábado 17 de dezembro de 1994 pela primeira vez atuou diante de público o então recém-formado Rancho Infantil da Casa do Povo da Longra – como se chamou inicialmente esse grupo primeiro criado após a revitalização da mesma instituição (cuja casa estivera praticamente sem atividade cerca de duas dezenas de anos e apenas tinha portas abertas pelo funcionamento do Posto Médico local).

Meses depois dessa revitalização, houve a criação do mesmo Rancho a 5 de maio desse ano de 1994... 

... e em sequência disso, também, mais alguns meses depois, foi pois em dezembro, naquele sábado dia 17, que se estreou o mesmo Rancho Infantil (assim então, como se chamou de início, relembre-se, e de seguida um ano volvido passou em 1995 a chamar-se Infantil e Juvenil – daí a possível confusão com a data publicada num quadro existente na Casa do Povo, que tem gerado enganos). Tendo a estreia e consequente apresentação pública ocorrido na então Festa de Natal realizada em conjunto pela Direção da Associação Casa do Povo da Longra com a Junta de Freguesia de Rande, incluindo a primeira atuação do Rancho como cabeça de cartaz.

Disso, reportando à “Apresentação Pública” do Rancho, a 17 de dezembro de 1994, recorda-se o facto com recortes das reportagens saídas a público nas edições seguintes dos jornais ao tempo existentes em Felgueiras.








~~~ ***** ~~~

Depois, do que se passou e viveu com a fundação e manutenção desse Rancho, criado por mim e por minha esposa, em 1994, e mais tarde continuado por mim, já como Presidente da Casa do Povo, desde dezembro de 1996 até outubro de 2006, à passagem de mãos e testemunho, seguiu-se toda a caminhada que prosseguiu pelo tempo adiante. De cujo trajeto, pressoalmente, se guardam algumas recordações materiais de boas lembranças, incluindo registos físicos de sensibilidade duradoura. 



Armando Pinto 

((( Clicar sobre as imagens )))