Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Necrologia e Nota de pesar

Alberto da Silva Martins (1946-2023)

____________________________

Cumpre-nos o doloroso dever de informar do falecimento do Sr. Alberto da Silva Martins, natural de Sernande e residente a maior parte da sua vida em Rande, na então povoação e agora vila da Longra. Falecido segunda-feira, dia 11 de setembro.

O Sr. Alberto Martins teve atividade pública, em prol da Freguesia de Rande. Primeiro como elemento diretivo durante alguns anos do Futebol Clube da Longra; depois como membro autárquico, tendo desempenhado o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia em 1980-1982, Tesoureiro da Junta de Freguesia em 1983-1997 e Presidente da Junta de Freguesia de Rande entre 1998-2001, eleito nas listas do Partido Socialista. Entretanto também foi Tesoureiro da Casa do Povo da Longra de 1994 a 1996.

À Família enlutada, apresentamos as mais sinceras condolências!

Registamos aqui a ocorrência como homenagem publica, em virtude de seu serviço público.






Memórias físicas da antiga Liga Eucarística dos Homens de Rande


Na sequência de anterior artigo de lembrança sobre os acampamentos anuais da popularmente conhecida Liga de Rande, em bons momentos de convívio da rapaziada desse tempo no alto de Santana, pelos idos da década dos anos 60, e porque essa crónica foi das que mais leituras obteve, com praticamente todos os membros dos diversos grupos ativos a deitarem olhos ao tema, ficando subjacente ser essa uma das que mais curiosidade tiveram, alarga-se essa recordação numa junção de imagens, qual conjunto de memórias físicas.

 

Com efeito, como de vez em quando lembra, em memorações instantâneas, que há sempre mais qualquer coisa para acrescentar, desta feita vem à ideia recordar mais sobre uma das organizações religiosas que existiram em Rande, entre estruturas paroquiais que deixaram marca na vida comunitária noutras eras. Calhando de evocar agora através de mais imagens a Liga Eucarística dos Homens de Rande. Grupo paroquial, do tempo do Padre João, que, além de ter tido papel importante na vida religiosa e nas celebrações, se fazia também representar nas procissões da paróquia, quer na procissão solene da festa paroquial, como na Peregrinação do Concelho ao monte de Santa Quitéria. Em cujos trajetos se faziam ouvir as vozes do Grupo Coral da Liga, também, mais desfilava altaneira a sua atraente bandeira que era uma honra ser empunhada à vez pelos seus elementos.

Assim sendo, na pertinência desta lembrança, juntam-se memórias físicas de papel e pano, por assim dizer, em recordações pessoais guardadas, como algo que dá testemunho  vivo dessa realidade. 


Fazendo ampla memória da Liga em apreço, na oportunidade, ilustramos sua perene lembrança com imagens respetivas, quer do símbolo braçal, a braçadeira usada em ocasiões de representatividade, como por meio de outros adereços, mais fotos de ida e estada num dos tais acampamentos anuais, e ainda através duma  fotografia histórica do dia da estreia da bandeira própria, bem como outra captação fotográfica, anos depois, dum trecho da procissão da festa da paróquia com correspondente representação incorporada.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))