Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Faleceu o Capuchinho Frei Vitor Arantes - o meu 1.º Diretor Padre Vitor de Oleiros

Faleceu hoje, segunda-feira dia 17 de outubro, o Padre Vitor, simpático frade sacerdote da Ordem dos Capuchinhos, que desempenhou as mais diversas missões de múnus canónico da sua fraternidade, desde Diretor do Seminário Serafico menor, passando por Ecónomo, até ter também sido Superior Provincial, da Província Portuguesa dos Franciscanos Capuchinhos.  

Tinha 89 anos o Padre Vítor de Oleiros, como era conhecido no tempo do meu primeiro ano de seminarista (criança ainda), conforme o nome com que ele antes professara pelos cânones antigos, o Padre Vítor Arantes. Tendo sido o meu 1.º Diretor, quando entrei nos Capuchinhos, em Gondomar, nos arredores do Porto, tinha eu 11 anos e até ali nunca soubera o que era um diretor. Tendo no ato de admissão, no verão de 1965, me sido entregue, a mim e a meu pai que me acompanhava, uma lista com o enxoval para levar quando desse entrada nesse estabelecimento de formação, como aconteceu no final de setembro seguinte. Algo que ainda guardo e agora aqui partilho, como recordação desses primeiros tempos em que conheci e convivi com o simpático Padre Vítor, que foi então o diretor do meu 1.º ano e único ano em que nos encontramos, no ano letivo de 1965/1966. Juntando aqui também parte dum outro documento, apenas para rever a assinatura dele nesses tempos.

Ao tempo via-o com meus olhos de criança, com seu sorriso penetrante, como pessoa que me parecia de longa vida. Vejo agora que nesses tempos em que o conheci tinha ele coisa de trinta e poucos anos. Continuando a recordá-lo com essa imagem que se perde nos confins da memória, embora comparando naturalmente às fotografias que se vislumbram na atualidade.

O mesmo, José Maria Arantes da Silva, como era seu nome civil e de batismo religioso, que depois com a passagem a membro da Ordem adotou o nome de Vítor de Oleiros, em homenagem a um santo da diocese bracarense e à sua terra (assim como depois passou a usar o nome de Vítor Arantes, quando os frades voltaram a poder usar seus nomes, mas ele manteve o inicial que havia escolhido) era natural da freguesia de Oleiros, concelho de Vila Verde (Minho) e residia na casa-solar da antiga quinta de Bouça Cova, em Gondomar, edifício do antigo Seminário menor, ao lado do atual convento e igreja nova dos Capuchinhos. Tomou o Hábito Capuchinho em 12 de agosto de 1948, emitiu a profissão simples em 15 de agosto de 1949, a profissão perpétua em 6 de junho de 1954 e recebeu a ordenação sacerdotal a 1 de abril de 1956. Foi Diretor do Seminário de Gondomar nos anos letivos de 1963/64, 1964/65 e 1965/66. Mais tarde foi Ministro Provincial (Superior da Ordem) de 1975 a 1981. Depois esteve ao longo de 10 anos em Missão, com passagens por França e Angola, tendo regressado de vez em 1993.

Tinha o Padre frei Vitor, portanto, 89 anos. Nascido que foi a 30 de Março de 1933 e falecido agora a 17 de Outubro de 2022

Pela página do Seminário de Gondomar soube a notícia, conforme a informação divulgada: 

«O nosso querido Frei Vítor Arantes partiu hoje para a Casa do Pai. Ele estará hoje em câmara-ardente na nossa Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a partir das 14h30m, para quem desejar fazer a última despedida.

A Missa Exequial será amanhã, dia 18, às 15 h 30m, na nossa Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Que o Senhor o acolha no seu regaço!

Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Fazei que a sua alma descanse em paz. Ámen. »

+++

Até sempre Padre Vitor. Abraço eterno!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))