Em Setembro de há 45 anos, num belo sábado de entrada do Outono de 1977, foi entoado este cântico cristão, "Louvado sejas ó meu Senhor" por um grupo de amigos, através dos quais era então reativado o antigo Grupo Coral da Liga Eucarística dos Homens de Rande (que havia terminado após a morte do saudoso Pároco Padre João, e entrada em funções efetivas do seu sucessor Administrador religioso da paróquia). Tendo, para o efeito, esse episódico "Côro de Rande" cantado a missa de casamento de um amigo, que também fizera parte durante algum tempo, ainda, do antigo Côro da Liga de Rande.
Ora o grupo juntou-se então, a pedido do noivo, que inclusive conseguiu que um seu amigo ensaiasse o mesmo grupo. E após alguns ensaios, o mesmo conjunto de amigos abrilhantou assim as cerimónias do casamento (celebrado pelo padre que fora professor de história do noivo, vindo também a seu pedido), naquela bela tarde soalheira de setembro de há 45 anos. Tendo em frente as letras dos Cânticos, como a deste que também se relembra e rememora com imagem da página original...
Em homenagem a esse grupo, com amigos bons e eternos, alguns dos quais entretanto já desaparecidos da vida terrena, recorda-se o facto com imagem do mesmo grupo ladeando os noivos, em frente à igreja de Rande. Naturalmente fixando no caso apenas os cantores e tocadores, porque a homenagem é mesmo a esses bons cantores.
Foi, portanto, já há 45 anos. No início de uma vida a dois e na continuidade da vida, afinal. Com esses jovens todos como testemunhas vivos.
Armando Pinto
((( Clicar sobre a seta do vídeo, em cima, para aceder ao som... )))