Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 27 de março de 2020

Número de “Atualidade / Vive Felgueiras”: Edição de Março 2020 do atual Boletim Municipal de Felgueiras


Com o título “Atualidade” no chamado cabeçalho, e mais em baixo sub-título “Vive Felgueiras!”, chegou-nos um destes dias às mãos e naturalmente aos olhos, após entrado na caixa do correio cá de casa, o Boletim Municipal que atualmente tem esse nome. Em cuja série este é o número 2, com data de Março 2020.

Boletim Informativo da Câmara Municipal de Felgueiras, este, que procura abarcar a cronologia de realizações de 2019 e parte já acontecida de 2020, dando seguimento ao nº 1 saído com data de Dezembro 2018.

O atual Boletim Informativo da CMF, “Atualidade”, é pois continuador de anteriores versões do Boletim Municipal, iniciado em 1982, e que em contagem decrescente de 2012 a 2017 teve 11 números como “Felgueiras + Informa”; em 2011 teve 1 número como “Felgueiras + Positiva”; de 2006 a 2009 teve 19 números como “felgueiras município com futuro”; e assim sucessivamente, revendo para trás, como “Boletim Municipal Felgueiras” e “Felgueiras Municipal” teve 41 números de 1989 até 2006 (assim numerados sequencialmente); além de pelo meio ter havido alguns números especiais dedicados a eventos; bem como antes como “Informação Municipal” e “Boletim Informativo” teve 13 números entre 1986 a 1989 (incluindo um nº 0 e 12 numerados); e no princípio com o original título de “Boletim Municipal", iniciado em Janeiro de 1982, teve 8 números até Dezembro de 1985.


Com este conjunto entretanto publicado ao longo dos correspondentes 38 anos, sensivelmente, forma-se uma interessante coleção de documentação historicamente informativa, dentro do que ao tempo e em cada época foi ali incluído. Como tal, é de apreciar essa matéria publicada, sendo de anotar que conviria também incluir as ocorrências de todas as áreas, verificando-se haver pouco espaço dedicado a eventos culturais ocorridos na Biblioteca Municipal, por exemplo, comparativamente a eventos festivos realizados noutros locais. Senão daqui a anos haverá ideia que na Biblioteca pouca coisa aconteceu, olhando-se ao que fica registado nesta espécie de anais do Boletim Municipal. Devendo haver maior interligação de setores, para o efeito. Porque tudo o que aconteceu e ocorre também foi e será realidade e tem sua relevância.


Como dizia o cronista régio Fernão Lopes quanto a dever narrar na direita estrada, no caminho da verdade e objetividade, estes boletins registam assim a crónica das realizações verificadas em ações e espaços municipais, ao longo dos tempos da política autárquica na democracia local, a bem de Felgueiras e dos Felgueirenses.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))