Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Corso do Carnaval da Longra – 2024

Numa tarde risonha de sol, bem atraente à folia própria do dia, foi com ambiente algo primaveril que desfilou o Corso Carnavalesco Longrino, perante temperatura agradável e grande afluência de público, mais uma vez, a corresponder à amabilidade meteorológica. Porque o Carnaval da Longra, na sua longevidade e correspondente responsabilidade memoranda, faz jus a ser considerado o melhor da região, desde há bastantes anos em que começou a ter desfile organizado. Perfazendo este ano já a 28.ª vez que saiu à rua, em cortejo alegórico.

Assim, com um agradável aspeto ambiental e perante um bom dia carnavalesco, de amena temperatura pela tarde adiante, foi bem sucedido o Corso de Carnaval da Longra deste ano de 2024, mantendo a costumada atração do tradicional festejo do Entrudo. Decorrido ao longo das vias principais da Longra, pelo trajeto habitual da vila da Longra, o Corso Longrino deu assim vida à localidade, como é da tradição anual.

Para memória: Do Corso da Longra-2024, na linha de anos anteriores, regista-se memorialmente o ambiente da localidade, a partir de um exemplo como as ruas próximas à via principal, ou seja as ruas onde não passa o cortejo, ficaram mais uma vez apinhadas de veículos automóveis estacionados a esmo, à falta de estacionamentos (locais próprios de aparcamento), como há muito se nota faltar.

Continuando o registo memorial, por esta via, anota-se em imagens uma crónica do evento, através duma panorâmica do Largo da Longra com o público assistente à espera da chegada e passagem do desfile carnavalesco.

E, de seguida, na continuação, em vista mais superior (numa visão captada de cima), do cortejo na sua passagem final, já ao chegar ao fim do trajeto, capta-se o seguimento do percurso através de imagens fotografadas pelo autor deste blogue, à passagem em frente ao Edifício Vila da Longra. Tudo isso depois da sempre entusiasmante assistência no Largo da Longra e antes da chegada tradicionalmente triunfal diante do edifício Nova Longra.

Fica assim aqui ilustrado à posteridade mais um Corso Longrino, na continuidade do Desfile Carnavalesco da Longra, que regularmente e de modo organizado começou oficialmente no Carnaval de 1997, nesse longínquo ano do século XX - ou seja indo já nas 28 vezes, contando o inicial em 1997 e o atual de 2024. Mantendo a tradição e fazendo jus aos pergaminhos ancestraris da Longra ter apetência cultural.

Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens para AMPLIAR ))