Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 8 de maio de 2020

88 Anos de FC Felgueiras



No Aniversário do FC Felgueiras 1932

Ó meu Felgueiras, do meu coração
Conseguiste entrar na segunda Divisão…
Ó meu felgueiras, jogastes prá frente,
Acabaste com o pio a muita gente!

Foi assim, corria já o princípio de verão de 1965, com música então em voga do popular Conjunto Maria Albertina, nos tons da canção “Avé Maria do coração”, que em Felgueiras foram entoadas estrofes musicadas em honra da primeira subida de Divisão do histórico Futebol Clube de Felgueiras, o Felgueiras que tanto mexeu com o bairrismo felgueirense por esses tempos. Tendo havido à época uns panfletos vendidos na feira semanal de Felgueiras com essa e outras cantigas, quer em composições com versos de Arlindo Pinto (ao tempo o tão conhecido senhor Cabo Pinto, o sorridente chefe da GNR de Felgueiras), como outros do sr. Alfredo Estebainha, que viera anos antes para Felgueiras e ficara como um dos bons felgueirenses.


Pois então, passado tanto tempo desde a fundação do clube em 1932, entremeado com atividade regional de jogos amadores entre clubes da região e de concelhos vizinhos, até que já na década dos anos cinquenta houve entrada em provas oficiais, o clube desportivo mais representativo do concelho de Felgueiras tinha seu primeiro momento saliente com tal histórico salto na consideração geral. Desde aí, como se sabe, tanta coisa aconteceu, e mudou, quer nas “fintas do tempo”, conforme está historiado, como na superação da identidade felgueirense.


Vem isso tudo e mais alguma coisa à ideia quando o clube festeja o aniversário oficial do FC Felgueiras 1932, existente na junção da antigo ao mais recente das versões evolutivas. Tomando por datação a data da criação do clube que ligou o passado ao presente.


Com efeito, criado em 1932 o histórico FC Felgueiras, com percurso histórico, logo desde início marcou época, tendo disputado diversos jogos e torneios com equipas das redondezas e concelhos vizinhos. Inclusive ainda em 1935 esteve representado numa Seleção Regional do Vale do Sousa, através de seu fundador e capitão “Abílio” (Verdial Moura) e por outro jogador, Jacinto, em jogo disputado em Lagoas (Lousada) na inauguração do campo do clube Lagoense, defrontando o FC Porto, que como Campeão Nacional abrilhantou o jogo, por intercessão de Soares dos Reis, guarda-redes internacional do FC Porto que era natural dali próximo, de Penafiel.


Seguindo-se pelos anos adiante todo o trajeto que encheu as medidas às gentes felgueirenses. E após dissolução em 2005/06, foi reativado com a criação do sucessor CAF-Clube Académico de Felgueiras, fundado a 8 de Maio de 2006. Tendo mais tarde, por decisão tomada em Assembleia Geral de 9 de Agosto de 2012, o clube retomado o antigo nome, com acrescento do ano da fundação original, ficando a ser Futebol Clube de Felgueiras 1932. Na mesma época de 2012 o FC Felgueiras 1932 subiu, regressando o clube aos Nacionais.

Buscando então raízes nas origens, houve a feliz ideia de juntar o ano da fundação do antigo clube, ficando F C  Felgueiras, de novo, com aposição do ano, no nome que passou a vigorar, numa junção do histórico com o atual clube continuador. Tal qual está historiado, sabendo-se que foi em Outubro de 1932 que, também em Assembleia Geral, foi dado o nome ao primitivo F C Felgueiras, conforme se anotou devidamente em livro (entretanto publicado em 2007), do qual para aqui se juntam algumas imagens das que constam nas páginas do “Futebol de Felgueiras-Nas Fintas do Tempo: 1932/2007”.


Ficou naturalmente para a história a Assembleia Geral realizada na quinta-feira dia 9 de Agosto de 2012 – data que anotamos e fixamos para constar, de molde a merecer perpetuação em futura atualização da história do futebol felgueirense. Algo que, seguidamente com as novas condições criadas pela Câmara Municipal, perante o arrelvamento reposto, no campo de jogo do Estádio Dr. Machado Matos, na presidência municipal de Inácio Ribeiro, sendo Eduardo Teixeira o Vereador do Pelouro do Desporto; e de seguida em 2014 o clube atingiu novo fulgor ao ter ascendido à 3ª Divisão Nacional, o agora chamado Campeonato de Portugal, merece haver homenagem à vitalidade do clube…!


Nesta data da comemoração dos atuais 88 ANOS DE FC FELGUEIRAS foi a efeméride assinalada com um vídeo de rememoração historiadora, com ideia de festejar, ainda que à distância, devido à pandemia do vírus vigente. Numa iniciativa do Departamento de Comunicação do clube, que apraz registar. Filme que está colocado na página de Facebook oficial do clube, assim como mais alguns vídeos com mensagens alusivas.

Armando Pinto