Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Dia de S. Tiago Maior !

Hoje, dia 25 de julho, celebra-se o dia de S. Tiago Maior, filho de Zebedeu e de Salomé, irmão do apóstolo São João Evangelista e companheiro de S. Pedro – sendo eles os 3 apóstolos prediletos de Jesus Cristo, conforme ressalta dos Evangelhos na narrativa dos anos de vida pública de Jesus. S. Tiago, também referido em escrita historicista como Santiago. 

Tiago, nascido em Betsaida, na Galileia, era tal como o seu pai e irmão também pescador, até ao dia em que, quando consertava as redes e lhe apareceu Jesus, abandonou tudo para seguir o Mestre. Já durante seu apostolado do testemunho de fé, no ano 44 por ordem de Herodes Agripa, foi o primeiro apóstolo a ser martirizado. Segundo a lenda encontra-se sepultado em Santiago de Compostela.

S. Tiago é o orago de muitas paróquias do país e sobretudo no Entre Douro e Minho, na área mais próxima da Galiza. Orago (segundo o costume católico, um patrono, orago ou padroeiro) é um santo a quem é dedicada uma localidade ou templo (capela, igreja, e mais propriamente uma paróquia). A palavra "orago" é derivada do termo latino oraculu, oráculo, templo onde se dão "oráculos", através da forma arcaica "oragoo". S. Tiago Maior é o Padroeiro de Rande e também de Sendim e Pinheiro, no concelho de Felgueiras.

De S. Tiago, como padroeiro da paróquia de Rande, aqui do autor, é a imagem de estatuária popular que também tenho religiosamente no meu escritório caseiro.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))