Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Cromo com história: Pacheco do Futebol Clube Felgueiras vindo do Braga…

Para quem acompanha o futebol de Felgueiras há muitos anos o nome do antigo jogador Pacheco é ainda lembrado. Bem como para quem tem pelo menos conhecimento da história da bola em Felgueiras, como se diz popularmente, dos tempos do clube felgueirense original, remontado à era das primeiras subidas de divisão do histórico FC Felgueiras. Tendo Pacheco sido um dos grandes jogadores desse tempo, ao lado de Sabú, Pimenta, Cardoso, Roda, Mário, Mendes, Estebainha, Zé Maria, Rocha, Monteiro, Zé Carlos, Caiçara, Franklim, Mesquita, etc. etc.

Pacheco havia jogado no Sporting de Braga, tendo sido formado precisamente no clube bracarense. Até que depois rumou ao Felgueiras e fez parte da histórica equipa do FC Felgueiras que em 1965 subiu pela primeira vez de Divisão, tal como na época seguinte continuou e integrou o plantel Campeão da 2ª Distrital da AFP e assim voltou a subir de divisão, para a imediata 1ª Distrital da Associação de Futebol do Porto.

Ora nesses tempos Sabú, Pacheco, Pimentinha e C.ª eram admirados pelos adeptos felgueiristas, sendo mesmo ídolos das crianças do concelho de Felgueiras. Num tempo em que eram usuais as crianças e jovens, pelo menos, colecionarem cromos de jogadores de futebol, daqueles de colar em cadernetas, que vinham junto com rebuçados baratos, importando porém que fossem do agrado dos colecionadores e se possível completassem a respetiva caderneta de coleção. Acontecendo por norma que os cromos eram de imagens correspondentes a equipas de época anterior, à temporada em que eram colocados ao público. Tendo então (era aqui o autor destas lembranças ainda criança em idade escolar) chegado à minha mão um cromo que me surpreendeu, causando certa admiração, por a cara daquele jogador me ser familiar. Ficando aí a saber que afinal aquele tal Pacheco antes tinha sido do Braga, coisa que ainda nem me passara pela cabeça pois apenas conhecia por o ver jogar pelo Felgueiras.

É esse cromo que hoje aqui se recorda, em imagem pública também, desse mesmo Pacheco que em Braga era conhecido por Pacheco e Tone King, enquanto em Felgueiras era popularmente conhecido por Pacheco Careca, como era sua fisionomia já nesses idos de meio da década de sessenta. O mesmo Pacheco que muitos anos depois foi homenageado em Felgueiras na comemoração da passagem de 50 anos da primeira subida de Divisão do FCF e entretanto já faleceu, conforme foi ao tempo assinalado também neste blogue.

Armando Pinto

Nota: - Sobre o falecimento de Pacheco, em 2020, recorde-se (clicando)  em 

http://longrahistorico.blogspot.com/2020/08/noticia-do-falecimento-em-abril-do.html

AP

((( Clicar sobre a imagem )))