Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Compasso Pascal de Rande /2022 – cá em casa, na Longra!

Mais um dia de Pascoa contou em nossa vida, na linha tradicional, em mais uma página da vivência comunitária. Passando a ser mais um decorrido dia de festividade anual, entre bons costumes que continuam a fazer parte das sucessivas gerações. Pois, tal como nem só de pão vive o homem, também a vida deve ter razões naturais, de complemento ao sentido espiritual. Sendo, no caso pessoal, um dia bem vivido, um Dia Pascal de bom sentido e ambiente familiar, tradicional, à boa maneira como eu gosto!

Ora, após os dois recentes anos em que foi interrompida essa ancestral tradição, devido ao necessário confinamento social pelas precauções derivadas da pandemia do Covid-19, voltou este ano a haver Compasso Pascal. Desta vez, porque o vírus ainda não passou totalmente, com certas limitações, levando a receber-se o Compasso ao ar livre à porta de casa, mas dentro de cada respetiva propriedade habitacional, quando possível, ou em locais de confluência social e familiar. Assim como em vez do beijar da cruz paroquial foi feita vénia à mesma cruz, em saudação de Aleluia.

Voltando a haver então o “correr do Compasso” em Rande, e já podendo haver reunião das pessoas em casa, esta Páscoa foi mesmo outro Dia de convívio especial em família, desde a reunião em torno da mesa familiar, até ao culminar na receção ao Compasso Pascal.

Então, este domingo de Páscoa passa assim a ser algo mais de recordação, já. Tendo, felizmente, havido mais uma Visita Pascal, na realização do costumado Compasso. Cuja realização na paróquia do autor destas linhas, em S. Tiago de Rande, desta vez foi levada a efeito através de uma família que acedeu à solicitação paroquial, numa louvável iniciativa que tornou viável tal ação, quão garantiu a manutenção de tão antiga tradição. 

Também na linha que aqui tem sido uso desde há alguns anos, assinala-se neste espaço de memorização a apreciada ocorrência, registando visualmente, através de cliques fotográficos, alguns instantâneos da ocasião. Em que mais uma vez a cruz paroquial, devidamente ornamentada, chegou às casas a saudar a ligação da representatividade paroquial.

Assim sendo, na vivência dum belo Dia de Páscoa, após a Visita do Compasso Pascal de Rande, a coroar este passado domingo soalheiro proporcionador de tão bons momentos familiares, regista-se a memória da bela ocasião: Do dia festivo de apoteose à semana maior do ano, como faz parte da sensibilidade cristã e do maravilhoso clássico de sentido coletivo, no sentimento humano que deu novamente ênfase ao semblante entusiasta de voltar à normalidade.

Então, mais um dia de Páscoa passou e assim já decorreu esse acontecimento anual. Tendo-se mantido a tradição do Compasso, com o é usual pela região nortenha e particularmente tem sido vivido por terras de Rande-Felgueiras. Tal como costuma acontecer e, pelo conhecimento pessoal, continuou a fazer parte da vida comunitária, na vivência paroquial e arreigo pelo que dos antepassados vem. Conforme fica a assinalar a pagela desta Páscoa, entregue na Visita Pascal respetiva, com a qual fica encimado e encerrado este apontamento.

Isto tudo em registo deste ano, ainda, como quem escreve mais uma página no livro comunitário de afinidade comum, juntando-se algumas imagens relacionadas ao caso. Enquanto se ilustra esta memorização através de algumas fotos da Visita Pascal à chegada e durante a mensagem de Aleluia, em casa do autor signatário.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))