Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

De vez em quando… Lembrança do Padre Alberto Brito – Pároco de Rande e Sernande (Felgueiras) de 1932 a 1940

Entre figuras populares da região, calha desta vez lembrar o Padre Alberto Brito, um antigo pároco de S. Tiago de Rande e S. João de Sernande, muito lembrado durante largos anos adiante pelas gerações de nossos pais e avós. Popular e simplesmente referido por Padre Alberto, como era popularmente conhecido, de nome completo Alberto do Nascimento da Costa Brito. Padre Alberto que esteve na paróquia de Rande e anexa de Sernande em grande parte da década dos anos trintas, do século XX, mais precisamente de 1932 até 1940. Tendo naturalmente habitado a casa da Residência Paroquial de Rande durante sua paroquialidade deveras frutuosa.

= O Padre Alberto com o Grupo de jovens raparigas da “Juventude Católica de Rande”, fundado por si. Tendo ele criado a Juventude de grupos de rapazes e raparigas, a JOC (Juventude Operária Católica) e a JAC (Juventude Agrária Católica), depois fundidas na “Juventude”, que teve saliência como Grupo Coral da paróquia.

Quanto a isso e para simplificar, basta recordar algo do que sobre ele ficou referenciado no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, conforme se pode rever por algumas páginas que para aqui se transpõem, para o efeito.  

Natural de Freamunde, o Padre Alberto, após ter sido pároco de Rande e Sernande, em Felgueiras, foi para Lousada, onde como pároco de Silvares, da vila de Lousada e Vigário da Vara, inclusive em 1946 presidiu à Comissão Concelhia da “Comemoração do Tri-centenário da Consagração de Portugal à Imaculada Conceição de Maria”. Mais tarde foi transferido para a cidade do Porto, como pároco de Nevogilde. Havendo então sido destacado elemento do clero da cidade do Porto, tendo pertencido a grupos de sacerdotes que apoiaram o famoso Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes durante a sua ausência forçada da diocese (pelo seu exílio no estrangeiro, ditado por Salazar, por motivos da política do Estado Novo). A ponto de esses mesmos padres (entre os quais também se contava o Padre Luís Rodrigues, natural de Rande e ao tempo reitor da Lapa do Porto) terem formado uma comissão que ofereceu ao seu Prelado um carro para uso próprio na terra do exílio. Numa relação que teve ainda ligação à visita que alguns desses sacerdotes (entre os quais também o então pároco de Rande, Padre João Ferreira da Silva) também fizeram ao exilado Bispo do Porto, indo em comitiva de padres da diocese portucalense que se deslocaram a Espanha para estar com o seu Bispo.

Ora, depois de tudo isso e ao cabo de cinquenta anos da ordenação sacerdotal do Padre Alberto e seguinte sua chegada a Rande, em 1932, visto ter tido como primeiro múnus paroquial precisamente as duas freguesias anexas de Rande e Sernande, ele veio a Rande em 1982 celebrar uma missa comemorativa disso mesmo. Tendo então oferecido aos presentes uma pagela alusiva ao início de seu sacerdócio – que aqui se expõe em imagem com ambos os respetivos lados.

Havendo sido ordenado e celebrado sua Missa Nova em Agosto de 1932, veio para Rande no início de Outubro desse ano. Motivo porque em 1982 veio celebrar a 2 de outubro sua missa festiva na igreja paroquial de Rande, seguindo-se um almoço comemorativo na casa da Quinta, oferecido pela família Teixeira e com a presença de alguns convidados representativos da geração do tempo do Padre Alberto enquanto pároco de Rande, entre os quais estiveram também honrosamente os pais do autor destas lembranças.

À época foi então publicado um pequeno livro, em formato de revista, como homenagem às suas Bodas de Ouro através de edição dos paroquianos de Nevogilde-Porto, após um período comemorativo com vasto programa de atividades e realizações. Publicação da qual se transpõem para aqui as primeiras páginas, como ilustração.


Armando Pinto

((( clicar sobre as imagens )))

Nota Bene: - Recorde-se que sobre o Padre Alberto, entre outras considerações e publicações, também aqui, neste espaço pessoal, foram anteriormente feitas referências nalgumas passagens, tais as que se podem rever (clicando) em

http://longrahistorico.blogspot.com/2018/12/noticia-de-uma-festa-de-outros-tempos.html

e

http://longrahistorico.blogspot.com/search?q=dia+dos+av%C3%B3s

A. P.