Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Faleceu o Padre Francisco Rodrigues (conhecido "Padre Chico da Mata")

Faleceu durante a passada noite de sexta-feira para este sábado, no dia 2 de fevereiro, o Padre Francisco José Rodrigues, sacerdote consagrado da Ordem do Carmo em Portugal, e que na Vigararia de Felgueiras teve múnus paroquial nalgumas paróquias do concelho, enquanto residiu na casa da Comunidade da Mata, em Lordelo, nos arredores da Longra.

Natural de Ribeira de Pena, onde nasceu a 15 de novembro de 1943. contava 80 anos de vida.

O Padre Frei Francisco, entre outras missões, antes de ter residido no concelho de Felgueiras, ficou no Ano Santo Jubilar de 2000 na sua Ordem em Lisboa à frente do movimento para a Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, sendo então vice-postulador da causa (do Santo Condestável, depois canonizado em 2009 por Bento XVI); e chegou a desempenhar o lugar de Conselheiro no Comissariado Geral da Ordem do Carmo, entre 2011 a 2014. Entretanto em 2013, fruto de sua veia de conferencista, teve realce nas Jornadas Europeias do Património 2013 na Venerável Ordem Terceira da Penitência de Coimbra, cujo ciclo de conferências terminou com sua intervenção sobre A influência eliana na espiritualidade Carmelita: a inspiração da figura de Elias nos eremitas do Monte Carmelo está refletida nos 20 painéis de azulejos que circundam o claustro do Carmo e que retratam a história do profeta.

A Ordem do Carmo é uma instituição religiosa de Vida Consagrada normalmente referida por Padres Carmelitas, mas que como inclui também Irmãos consagrados não ordenados, entre seus frades, é também por vezes chamada Ordem dos Carmelitas, simplesmente, ou dos Carmelitas Calçados (para diferenciar dos Carmelitas Descalços, da antiga Observância). Ordem Religiosa há muito instalada em Portugal e que veio para o concelho de Felgueiras nos finais da década de cinquenta, depois de anos antes ter sido legada à mesma, por testamento duma benfeitora, a casa e quinta da Mata, na antiga freguesia de Lordelo. Onde, em 1959, abriu como casa do Noviciado e atualmente alberga uma Comunidade Carmelita, que tem colaborado na paroquialidade de algumas paróquias de Felgueiras, com seus membros nomeados e revezados para o efeito.

O Pe. Francisco José Rodrigues (da Ordem do Carmo) em 2011 passara a ter missão pastoral de algumas paróquias de Felgueiras, até começar a ter de reduzir sua atividade por motivo de doença. Então, por recente nomeação do Bispo do Porto datada de setembro de 2021, havia sido “ dispensado do múnus de Pároco de Varziela (S. Miguel), mantendo os restantes múnus”. E por seguinte nomeação de setembro de 2023 foi “dispensado do múnus de Pároco de Pedreira (Stª Marinha) e Unhão (Divino Salvador), da Vigararia de Felgueiras.” Após isso, ficou a viver temporariamente na Casa de São Nuno, em Fátima, devido a problemas de saúde.

O Padre Francisco, popular e carinhosamente tratado, como foi conhecido, por “Padre Chico”, era pessoa muito estimada na zona das freguesias da região, à volta da área da vila da Longra. E muito querido dos seus ainda recentes paroquianos, de Unhão, Lordelo e Varziela, tendo exercido funções de Pároco em terras de Felgueiras cerca de 12 anos. Além da convivência, como um sacerdote muito conhecido e acarinhado a quem muitas pessoas recorriam.

O funeral realiza-se na segunda-feira, dia 5, pelas 15, 30 horas, desde a Comunidade da Mata para o cemitério de Lordelo. O velório começará na tarde deste domingo, dia 4, pelas 17, 30, horas.


Nota biográfica na página da Ordem do Carmo:

« O Frei Francisco José Rodrigues nasceu a 15.11.1943, na paróquia de São Salva­dor - Ribeira de Pena, Diocese de Vila Real, onde foi batizado, a 22.11.1943. Lá passou a infância e os primeiros passos académicos e veio a ingressar no Semi­nário Carmelita, na Falperra, Braga, em setembro de 1955.

A 07.09.1962, inicia o Noviciado na Quinta da Mata – Felgueiras. Emite a Profis­são Simples a 08.09.1963 na mesma comunidade da Quinta da Mata – Felgueiras e a 14.05.1967, emite a Profissão Solene na Falperra – Braga. Foi Ordenado Presbítero a 19.07.1970, na sua terra natal em Ribeira de Pena.

Ao longo dos seus 60 anos de Profissão Religiosa e os 53 de ministério presbite­ral, o Frei Francisco residiu alternadamente em praticamente todas as comuni­dades do Comissariado da Ordem do Carmo em Portugal.

Ao longo deste tempo desempenhou um vasto leque de serviços e missões: foi Conselheiro do Governo da Ordem do Carmo em Portugal.

Colaborou na Formação nas fases do Seminário, Pré-Noviciado e Profissão Simples.

Foi Delegado para a Familia Carmelita durante vários anos onde deixou uma notória marca e dinâmica.

Exerceu o múnus pastoral, sendo um dos pioneiros na organização e criação da paróquia de Santo António dos Cavaleiros e foi pároco em Unhão, Lordelo e Varziela na diocese do Porto. 

Foi assistente de diversos movimentos, salientando-se o seu apoio aos Cursos de Cristandade, Equipas de Nossa Senhora, Convivios Fraternos e Corpo Naci­onal de Escutas.

Foi Diretor do Centro de Estudos e da Residência Univsersitária da Ordem do Carmo em Lisboa.

Além disso, orientou retiros, novenas, tríduos e pregações; notabilizou-se no acolhimento e orientação espiritual e foi um dinâmico divulgador da espiritua­lidade e dos símbolos carmelitas, em particular, o Escapulário de Nossa Senho­ra do Carmo.

Participou ativamente na redação e organização da Revista Familia Carmelita e de outros documentos da Ordem do Carmo.

Passou alguns periodos curtos de tempo em Missões, em especial em Moçam­bique e em Timor Leste.

Foi vice-postulador do processo de Canonização de São Nuno de Santa Maria – o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira – canonizado em Roma a 26 de agos­to de 2009 pelo Papa Bento XVI.

A Ordem do Carmo e a Igreja agradecem ao Frei Francisco Rodrigues todo o serviço prestado a Jesus Cristo e ao seu Reino.

Que Nossa Senhora do Carmo, a quem ele tanto amava e a quem tanta devoção prestava, São Nuno e todos os Santos Carmelitas entoem hinos de louvor a Deus e acolham no Céu este frade e sacerdote carmelita que fez da sua vida um Dom e uma Profecia da Eternidade. Que descanse em Paz.»

Descanse em paz!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))