Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Efeméride aniversária do falecimento do grande industrial longrino Américo Martins

 

(1893-1967)

Passa agora a data da efeméride respetiva da morte do grande industrial metalúrgico senhor Américo Martins: Falecido em Rande, na sua residência no então lugar da Estação (em parte da atual Rua Conselheiro Dr. António Mendonça), na Longra, a 31 de janeiro de 1967. 

Natural de Airães, onde seus pais viviam, tendo residido a maior parte da vida na Longra e aí na mesma então povoação da freguesia de Rande tenha falecido, foi por fim sepultado na Pedreira, em jazigo de família da terra de sua mãe.

Estando para publicação uma crónica sobre ele, para vir a público na edição de papel do jornal Semanário de Felgueiras (em seu próximo número, por ser precisamente o mais próximo da efeméride), fica aqui entretanto, no próprio dia, uma simples referência alusiva a evocar a figura memoranda de Américo Teixeira Martins, o histórico industrial fundador da MIT-Metalúrgica da Longra. Desta vez em imagens, para depois no artigo a sair no Semanário de Felgueiras Jornal ser em modo descritivo, biograficamente.

= Américo Martins, Fundador da MIT e Sócio-gerente da Metalúrgica da Longra

Alguns "flashes" de vida de Américo Martins em imagens:

= Panorâmica coeva do quartel e da formação militar em parada, do Regimento de  Infantaria de Guimarães (a que pertenceu Américo Martins), ainda com o aspeto desse tempo da área junto ao castelo - antes das obras de tranformação ali operadas pelo Estado Novo na chamada colina sagrada, de reparação do castelo e do chamado palácio dos condes.

= Foto oficial como militar!


= Exemplos de correspondência do tempo de duas das antigas firmas da Longra de Américo Martins, com compradores e fornecedores: Copia de postal datado de 1933 da empresa Martins & Irmão; e original de carta-postal da época, com data de 1942, da Fábrica de Móveis de Ferro da Longra.


= Imagens da fábrica de Américo Martins, nos inícios, primeiro dentro do barracão das instalações do Largo da Longra e depois no novo edifício da reta da Arrancada da Longra.


= Sequência de imagens - em reportagem fotográfica - da Homenagem a Américo Teixeira Martins na MIT-Metalúrgica da Longra em abril de 1958.

= (Capa do)  Livro de Homenagem a Américo Teixeira Martins do pessoal da fábrica MIT (como ainda era mais conhecida a Metalúrgica da Longra) em 1958.

= Pose de conjunto do pessoal da MIT - Metalúrgica da Longra, em 1958 - no dia de homenagem ao fundador e "patrão" da fábrica grande da Longra, aquando de seu 65.º aniversário natalício (estando na frente os empregados da área de escritório, ladeando seus gerentes, o fundador e filhos, ao centro. Seguindo-se na fila imediata os encarregados de secção e seus ajudantes; e de seguida os operários, com fatos-macacos diversos conforme as secções; com toda a gente de gravata!).

= Panorama da frente e de um dos lados das instalações da MIT-Metalúrgica da Longra em 1958, com o primeiro pavilhão da frente e mais atrás a área onde estava instalada a sirene potente, que se ouvia a longa distância. 

= Diploma do Prémio da Associação Industrial Portuense de 1959 ganho por um funcionário da Metalúrgica da Longra - Joaquim Pinto, autor da famosa sirene da fábrica, mais de maquinaria e da própria eletrificação de todo o edifício original -  como exemplo da fábrica grande da Longra ser então algo exemplar no Norte do País. 

= Cabeçalho do “Boletim MIT”, cuja publicação durante algum tempo, em 1962 e 1963, foi jornal informativo da Metalúrgica da Longra, ainda no tempo da gerência do “Patrão” Américo Martins. 


= Pagela de oração fúnebre, assinalável do falecimento.

= Duas páginas das três em que está a biografia de Américo Martins, além de outas páginas onde consta seu nome e obra na história da indústria na Longra e memórias da Metalúrgica, no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997. 

Com estas e outras, como se diz, serve esta evocação como homenagem ao histórico grande industrial longrino, senhor Américo Teixeira Mmartins, na passagem do aniversário de sua morte. Antecedendo a próxima publicação do artigo que lhe será dedicado no Semanário de Felgueiras Jornal. 

Armando Pinto 

((( Clicar sobre as imagens )))