Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 23 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro


A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Segundo foi estabelecido com essa celebração oficial, tal «data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população». Sendo que «os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.»

A nível nacional esse festejo público será sob influência memoranda da célebre poetisa portuense Sophia, na calha do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Enquanto a nível de bibliotecas públicas decorrerão outros programas, como no caso de Felgueiras, onde haverá visita guiada à Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos da Biblioteca e Arquivo Municipal, além de sessão no âmbito dos Saraus Literários do Vale do Sousa.

Escreveu Eça de Queirós que “Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo”. Ora o autor deste blogue já conseguiu, felizmente, fazer algo com esse fim. Pese as dificuldades de edição, pelos custos de publicação, à falta de apoios. Tendo mesmo assim alguns livros entretanto saído a público, numa boa parte em edições de autor, motivo de não ter publicado mais entretanto, visto que de todos esses (como a imagem documenta visualmente) apenas três tiveram edições patrocinadas por entidades.

Assinalando a data e consequente celebração, ilustra-se esta referência, ao Dia do Livro, com imagens correspondente à comparticipação pessoal para a preservação histórico-literária, através dos livros.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))