Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 1 de maio de 2018

A propósito do Dia do Trabalhador: espetáculos de antigamente na Casa do Povo da Longra em serões de trabalhadores e saraus para suas crianças


Na atualidade do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, celebrado ao raiar do mês das flores e dos amores, quando por norma costumeira ocorrem manifestações e espetáculos públicos, calha desta feita lembrar antigas realizações que aconteciam também na Longra pelos idos anos de quarenta e cinquenta, do passado século XX. Vindo a propósito evocar, através de imagens coevas, alguns instantâneos fotográficos de sessões de cinema, teatro e variedades com lugar na então sala de espetáculos da Casa do Povo da Longra, naqueles tempos. Quer em saraus para trabalhadores, entre sócios rurais e operários metalúrgicos, por via da antiga FNAT, quer para crianças das escolas e filhos dos trabalhadores das fábricas da Longra. Remontando a eras de antigamente, como as fotografias que se juntam dão para ver crianças e adultos de meados da década de cinquenta, entre entusiasmo juvenil e atenção de mais crescidos, nas antigas instalações do edifício da Casa do Povo da Longra, ainda.


Obs.: Fotos de arquivo pessoal do autor, constantes do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))