Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 2 de julho de 2022

Entre exemplares de temas felgueirenses: – um “calendário de bolso” do tempo do antigo brasão concelhio de Felgueiras !

Na linha de um anterior artigo aqui publicado sobre “postais” de temática felgueirense, desta vez deita-se mãos e olhos a um calendário de bolso, como em tempos recuados foi de uso corrente – com a simbologia heráldica de Felgueiras, contendo o brasão antigo ainda do tempo da sede do concelho como vila, com típica coroa mural (de quatro castelos), incluindo a legenda no listel, também diferente na sua forma; bem como a bordadura de negro era mais larga, em relação ao posterior e atual brasão, após Felgueiras ter passado a cidade (em 1990). 

Calendário este da coleção (referente a brasões de municípios portugueses) de 1987 / 1988. Como se pode verificar pelo verso, enquanto na frente indica ainda dados relacionados com os anos 80 do século XX.

Tempos em que, apesar da Longra ser muito esquecida, oficialmente e a nível autárquico, na senda do que tem acontecido e está a custar ser alterado, nunca a afetividade felgariana foi influenciada, pessoalmente. Pois se há quem olhe mais para as localidades de suas preferências, há, houve e haverá quem sinta o concelho como unidade comum.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))