Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

(Mais) Uma Foto com história – tomada de posse do Professor Freitas como presidente da CMF em 1971

Abril de 1971 – Sessão da tomada de posse, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho, do professor Francisco José de Assis e Freitas como Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.  

Recorde-se que Francisco José de Assis e Freitas, na região mais conhecido simplesmente por Professor Freitas, foi professor na Escola Primária da Longra, pelos idos tempos de finais dos anos 40 e parte dos 50 do século XX, tendo ficado na memória coletiva pelo que contavam os jovens desse tempo que andaram na escola velha da Longra. Bem como mais tarde, já em parte da primeira metade da década dos anos 60, também lecionou cursos pós-laborais na Metalúrgica da Longra, dando aulas após o horário de trabalho aos operários, com vista a melhoria de instrução e possível aumento de grau de ensino.

À época (da foto, em 1971), o Professor Freitas, até aí vice-presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, fora entretanto nomeado Presidente da CMF na Primavera desse ano, e tomou então posse no cargo, nesse ato documentado pela respetiva fotografia de captação da assistência presente na sala. Vendo-se ali também algumas caras conhecidas da região da Longra e de muitas terras de todo o concelho de Felgueiras.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem )))