Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Ícone carnavalesco de anúncio ao Carnaval da Longra / 2023

Já se vê colocado no seu sítio tradicional, como de costume no Largo da Longra, a figura do espantalho a figurar o Entrudo. Posto como é tradicional no poste do candeeiro central, em posição cimeira. Voltando a haver novidade do regresso do Carnaval da Longra, após o interregno provocado pela pandemia. 

Está  pois em cima o costumeiro boneco figurão que no dia de Carnaval, depois do Corso Carnavalesco percorrer durante a tarde do próprio dia as vias principais da vila da Longra, irá ter à noite o sempre interessante velório, seguindo depois no típico féretro como figura do enterro do Entrudo, para por fim ser queimado, como manda a tradição. Sendo que essas tradições já vêm de tempos idos, do costume de no Carnaval se queimar as coisas velhas e que importa deixar para trás, é assim anunciado, também através desse “boneco”, mais uma realização do Carnaval da Longra, no próximo dia 21.

Com efeito já se encontra no alto do poste central do Largo da Longra o tradicional boneco carnavalesco, a anunciar a chegada do Entrudo, quanto à realização próxima do carnaval da Longra.


Trata-se dum “macaco”, como por aqui o povo normalmente chama, feito de trapos e vestido com roupas velhas, que costuma ser posto no centro de confluência da região. Em sinal, afinal, como é, ao género de manifestação no calendário, de apresentação popular respetiva.


Esse boneco figurado, depois, irá então ser o “defunto” queimado no fim de tudo, no encerramento do funeral do Entrudo e após ser lido o tradicional testamento, sendo então cremado “o dito cujo” na noite de Carnaval.


Em vista dessa sensação engraçada, colocamos aqui e agora a sua visualização, em panorâmica e mais de perto, para registo óbvio; e, ao mesmo tempo, para que (a quem não conhece ou não tenha possibilidades momentâneas de ver) possa haver ideia de tal essência, algo singular.


Do aspeto do figurão do Entrudo da Longra deste ano de 2023 aqui se dá nota visual, através de imagens do Largo da Longra agora enfeitado como esse simbólico adereço.


Observação: As imagens mostram o local em ambiente muito calmo, sem passagem de carros, por ter havido cuidado de fazer a devida captação fotográfica em momentos sem movimento automóvel e em hora de pouco tráfego de transeuntes, para nada impedir a visão do aspeto atual.

Armando Pinto

POST SCRIPTUM e NOTA BENE:

Segundo informação posterior e de atualização da Organização, este ano é feita alteração nos horários do funeral, leitura do testamento e queima do Entrudo, de adaptação da tradição, para acontecer logo a seguir ao desfile do Corso, conforme anúncio alusivo. 



((( Clicar sobre as imagens )))