Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Apresentação do livro mais recente do autor, sobre o Senhor Sousa da Imo


Na amena tarde do passado sábado, dia 16, teve lugar o lançamento do livro em apreço, em sessão solenizada como homenagem a um dos grandes homens da Longra, como foi o sr. Luís de Sousa Gonçalves, o eterno senhor Sousa da Imo. Conforme havia sido anunciado, na Longra, no salão grande do restaurante Quinta da Juventude Eventos e Espaços Verdes.

Passou assim esse dia e sobretudo o que estava associado, de modo a agora se poder descansar dessa canseira e respirar fundo de algum anseio vivido, visto tudo ter corrido bem, como se diz quando foi a contento. Tendo ficado a boa noção de ter valido a pena, pois, além do biografado merecer, fica assim perpetuado mais um dos bons motivos de interesse local, no sentido bairrista da preservação atinente à salvaguarda da memória coletiva.

Foi uma festa bonita, com emoção e sentimento de respeito, em todos os aspetos inerentes e correspondentes.

Desnecessário será descrever o que ali se passou, visto ter sido presenciado pela grande maioria das pessoas conhecidas e amigas, quer da própria terra como da região, do concelho e de outras terras, também. Mesmo porque a ocorrência deve merecer proximamente referência no Semanário de Felgueiras, pelo menos, como jornal em que o autor é colaborador. Bem como na rede social do facebook e na página criada sobre o tema, estão já diversas anotações relacionadas.

Assim sendo, basta juntar algumas fotos, para ilustrar a feliz concretização, como foi e é este livro que fica a completar mais o acervo histórico felgueirense.  


Armando Pinto

Volta pela imprensa regional - Nota no jornal TVS-Terras do Vale do Sousa


De jornais que deram notícia sobre o lançamento do livro recente do autor, há a referir ter chegado ao nosso conhecimento haver tal merecido atenção na semanal crónica do historiador lousadense Professor Luís Ângelo Fernandes, na respetiva colaboração ao TVS (jornal Terras do Vale do Sousa), na edição semanal do período de 14 a 20 de novembro.

Regista-se a atenção.

Entretanto, dando desde já aqui nota duma novidade, relativa ao labor histórico-literário do Prof. Luís Ângelo Fernandes: Estou também já com entusiasmo à espera do dia da apresentação do seu próximo livro, sobre a história do Ensino em Lousada. Livro esse que, além de tudo o mais, também interessa sobremaneira ao autor deste blogue, como antigo aluno do Externato Eça de Queirós, assim como por saber que conterá algo da professora e poetisa Maria Camélia, que ficou ligada a Lousada e Felgueiras...

Armando Pinto