Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Mais um (outro) livro para a minha biblioteca doméstica

É mesmo. Mais um livro chegou para aumentar o valor da minha biblioteca pessoal, o segundo oferecido pelo amigo João Maria Neves Pinto: “OS PÁSSAROS TAMBÉM FALAM E OUTROS CONTOS”. Uma obra literária cuja leitura me transporta em boa parte às memórias escritas por seu tio-avô, que em estilo Camiliano narrou existências de seu tempo por Felgueiras, no Douro Litoral, Porto, ainda Trás-os-Montes, Coimbra, Lisboa e Brasil… Enquanto neste caso as lembranças escritas pelo descendente versam sobre vivências africanas de Neves Pinto e da terra portuguesa em que se inseriu após sua vinda para a Pátria de seus antepassados do Norte de Portugal.  

João Maria Neves Pinto, sobrinho-neto do célebre João Maria Sarmento Pimentel, passou assim a letra de forma a sua experiência de vida – conforme é explicado na contra-capa do livro, como fica patente na imagem aqui publicada do rosto e verso do mesmo.

Agradecendo a amável oferta de João Neves Pinto, proporcionando um melhor conhecimento da personalidade deste descendente, por sua mãe, da família Sarmento Pimentel da casa da Torre, de Rande-Felgueiras, aqui fica exarada a muito boa impressão que esta coletânea de contos realistas me causou logo na leitura das primeiras páginas. Num enredo que prende a atenção, através de descrição muito bem conseguida.

Perante este livro e o anterior, recordo, apenas tenho mais a afirmar que bem gostava de poder também retribuir com envio de algum ou alguns dos meus livros, algo que não consigo corresponder por estarem todos esgotados. Mas quando publicar mais algum (embora sem saber quando) não me esquecerei.

Fica assim comigo mais um bom livro, de características personalizadas. Como já eram os livros que tenho do “Capitão” (e depois) General João Maria Ferreira Sarmento Pimentel. Em cujas “Memórias do Capitão” a terra de Rande é tema de boas recordações. Sendo também neste livro segundo de Neves Pinto recordado o mesmo militar, político, escritor e grande português que foi seu avoengo João Sarmento Pimentel. Um senhor que junto com seu irmão Francisco, o célebre piloto-aviador da primeira travessia aérea de Portugal à Índia, muito honrou a amizade do autor destas linhas.   

Este livro, “OS PÁSSAROS TAMBÉM FALAM E OUTROS CONTOS”,  é pois mais um livro de estimação, a enriquecer a minha biblioteca doméstica, cá em minha casa.  

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))