Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Homenagem eterna ao amigo conterrâneo "Zé de Valdomar", falecido a 11 de fevereiro de 2020


Na hora de partida de um dos amigos de longa data, recordamos o conterrâneo popular "Zé de Valdomar" com uma foto de bons velhos tempos. Reportando a imagem a um grupo de amigos e então jovens estudantes da Longra, aquando da realização de um jogo de futebol com estudantes da então vila de Felgueiras, pelos idos de 1972. Porque entre esses rapazinhos desse tempo estava o agora desaparecido Zé de Valdomar (o mais alto de todos, ao tempo), como era mais conhecido o Adriano José Pereira Guimarães (filho do sr. Ribeiro Guimarães de Valdomar de Cima, de Rande), num grupo em que mais alguém também já faleceu.

O Zé Adriano, como também era conhecido (embora o nome fosse ao contrário) mais tarde foi funcionário bancário muito conhecido em Felgueiras, até que por motivos de doença degenerativa se reformou ainda novo e passou a residir no Lar da Misericórdia de Lousada.

Faleceu na terça-feira, dia 11, com 62 anos.

Ora, o amigo “Zé de Valdomar” ficará para sempre recordado pela sua boa disposição, risonho como andava sempre. E era conhecido como o benfiquista mais alegre e despreocupado que havia por cá, por estar sempre de bem com todos e nunca arranjar desculpas para nada, como outros, dizendo mesmo que gostava mais até de conviver com portistas que com benfiquistas. Tal como dizia que eu era o Pinto da Costa da Longra, por me considerar “culpado” por haver tantos portistas na nossa terra e que só tinha pena de eu não ser da cor dele. Sendo deveras apreciador de tudo o que de bom acontecia por estes lados e muito sociável. Fazendo parte de muitas histórias que se contam enquanto houver amigos que o recordem, sobretudo das conversas no Café da Longra.

- Que descanse em paz!

(Foi a sepultar esta quinta-feira, dia 13, no cemitério paroquial de Rande. Havendo tido velório a partir de quarta-feira na Capela da Ressurreição de Rande.)