Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 8 de março de 2022

Em Dia da Mulher - Homenagem às Mulheres de Felgueiras !

 

Estando em dia, neste 8 de março, o dia dedicado às mulheres, e como noutras oportunidades já neste espaço de memória felgueirense foram referenciadas algumas mulheres que ao longo dos tempos se distinguiram de diversos modos, desta vez calha bem recordar o caso de quando as mulheres também começaram a ir à bola, como por cá se dizia de ir ao futebol, publicamente. 

Ora, nesta era em que o atual Futebol Clube Felgueiras 1932, clube mais representativo do concelho de Felgueiras, está na Liga 3 Nacional e a disputar atualmente um lugar de acesso ao Campeonato Nacional da Liga 2, estando então em Seniores numa boa posição, calha desta vez fazer uma rememoração por tempos da anterior existência do histórico Futebol Clube de Felgueiras, num tempo em que as mulheres não iam ainda muito ao futebol e então marcaram presença, a causar sensação boa na ocasião da subida de Divisão da 2ª à 1ª Distrital, no culminar da época de 1965/1966.

Vem agora isso mesmo a propósito, de tal curiosidade com a atualidade. Sendo de evocar que por esses tempos dos românticos anos sessenta e inclusive até sensivelmente ao 25 de Abril, de 1974, não era habitual as mulheres em Felgueiras irem ao café, melhor dizendo a locais públicos como aos cafés, e extensivamente, com raras exceções, também ao campo de futebol.

Ora, isto de se ser estudioso de história local tem destas coisas… Então não é que, há tempos, ao folhear um jornal antigo da imprensa regional felgueirense, procurando mais documentos jornalísticos, me deparei com uma imagem que despertou a atenção, fazendo recordar algo que lembro ainda de tempos de adolescência (exprimindo na primeira pessoa), e agora seduz pela ternura da inerente amplitude?! Pois é, tal o caso duma captação ao tempo feita por um jornal desportivo nacional, aquando da segunda subida de divisão e extensiva conquista do título distrital da Associação de Futebol do Porto, pelo Futebol Clube de Felgueiras, a meio da década de sessenta. Tendo então saído essa foto no jornal portuense “O Norte Desportivo” (que tinha tiragem ao domingo à noite e à quinta feira, indo para o prelo ao fim da tarde dos domingos para noticiar os resultados do fim de semana e depois a meio de cada semana, apenas), e, por isso (como vinha sempre na camioneta duma empresa de camionagem felgueirense, com garagem no Porto também; e era vendido num dos cafés centrais de Felgueiras), na distribuição à noite do domingo em que o Felgueiras voltara a subir de divisão, ao tempo de Caiçara e Cª, ainda apanhou a festa que andava pela rua na vila de Felgueiras dessa era. Fotografia essa que, dias depois, o jornal Notícias de Felgueiras reproduziu na sua edição semanal respetiva. Completando ramalhete com um dito de que nem as mulheres ficaram em casa… o que diz tudo.

Assim sendo, eis aqui  o recorte da 1ª página do Notícias de Felgueiras dessa época. Que se recorda, homenageando as Mulheres de Felgueiras, de sempre.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))