Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Aniversário da Bênção do Nicho de Nossa Senhora de Rande


Erigido em 2003, o Nicho de Rande foi inaugurado na Primavera desse mesmo ano, com bênção devida a acorrer a 4 de maio.


Obra essa levada a cabo por iniciativa da Junta de Freguesia de Rande no Exercício de 2002 2005, com a contribuição de toda a população, através de campanha que incluiu contribuições coletivas por meio de peditórios de porta a porta, organização de espetáculos com receitas a reverter para o mesmo fim, etc. Como está historiado num livrinho depois publicado, com receita de venda destinada para obras paroquiais.


Volvido algum tempo, foi depois entregue à Comissão Fabriqueira da Paróquia de Rande a responsabilidade de gerência do mesmo monumento sacro, ficando assim entre os bens patrimoniais de S. Tiago de Rande.

Sobre a bênção oficial, em 2003, juntam-se algumas imagens, como recordação.


Ora, benzido então em 2003, perfaz este ano de 2020 já 17 anos desde esse acontecimento. Efeméride agora a passar em tempo de isolamento social, devido ao confinamento derivado da pandemia do Coronavírus/Covid-19. E como tal, este ano com uma comemoração diferente. Visto em anos anteriores, e desde o 1º aniversário, ter tido celebração com a procissão de velas, em junção às cerimónias do Mês de Maria. Enquanto desta vez apenas foi possível assinalar o facto com colocação de lampadários de cera a arder, formando um belo conjunto fosforescente – conforme as captações fotográficas ficam a registar mais um acontecimento digno de registo.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))